Toques nas corridas sempre, mas sempre, sempre, sempre irão exisitir. Se não os quiserem é facílimo, facílimo, facílimo
Desactiva-se o Enabled Collisions para GTR2/Race07 e activa-se o Invulnerabilty para o rFactor.
Se não quiserem que assim seja, têm que compreender que toques existem, nem que metam uma regra que cada carro tem que passar a 5 metros de distância do outro.
Mas entendo que há uma diferença gigantesca entre o que se passa numa corrida online e depois o que se possa vir a passar nos foruns.
Numa corrida as situações ocorrem num momento e por vezes até o piloto que diz que a culpa foi do outro é aquele que acabou por provocar a situação (não me estou a referir a qualquer situação em concreto).
Os próprios pilotos sentem-se motivados a tentar pressionar ou ultrapassar o carro que vai junto ao seu, a disputar travagens, a tentar tomar a melhor trajectória, enfim, a fazer aquilo que torna as corridas interessantes, ou seja, a competitividade entre pilotos.
Se vamos esperar que andem todos como cordeirinhos, então faz-se a qualificação e passa-se logo para o fim da corrida que as posições serão as mesmas do princípio até ao fim.
Obviamente, e nem é preciso estar a dizer, tem que haver bom senso (de parte a parte) e discernimento para que nem se bloqueie os adversários de forma ostensiva ou deliberada que leva a que os toques se tornem inevitáveis, nem ser impaciente para que se queira passar a todo o custo e a todo o momento.
Ora tudo numa corrida tudo, ou quase tudo, que há situações que se provam que são efectivamente deliberadas, mas até hoje só vi acontecerem situações dessas por 2 vezes, pelo que, felizmente, são mesmo casos raros, são situações de erros que ocorrem com todos os pilotos e nem são premeditados nem intencionais.
Totalmente diferente daquilo que se possa passar nos foruns quando se escreve (escrever demora mais tempo) e não raramente até se repete o que se disse na primeria vez. Esses actos são premeditados e intencionais, que me parecem mais graves por isso mesmo.
Daí que organizações há com lei de tolerência zero sobre comentários depreciatórios colocados no forum e pelo menos um nem tão pouco permite discutir acidentes. Se essa regra for violada é maior a penalização a quem a viola do que ao piloto que possa ter errado em pista, precisamente pela premeditação e intenção que se demonstra haver no forum.
Nas corridas haverá sempre o benefício da dúvida na intenção, excepto naqueles casos por demais evidentes, que como disse só conheço 2 até hoje. Penalize-se a consequência do acto resultante do erro em pista, mas também se deve penalizar fazerem-se juízos de valor sobre os mesmos actos, quando são infundados e atentadores do outro piloto.
Reflicta-se no que se escreve e no que se possa dizer nos foruns para que as as corridas não sejam prejudicadas por atmosferas densas e sentimentos de ajustes de contas.
Utilize-se um critério único, razoável e objectivo para as penalizações, sem excepções nem contemplações e todos terão o sentimento que as consequências dos erros não ficarão impunes.
E como diria Jacques de la Palice "chegando ao fim, terminei"