Francisco Carvalho domina segunda corrida de Valência Os dois primeiros da Categoria 3
O pódio da segunda corrida
Carvalho e Campaniço, os dois primeiros da segunda corrida Aos comandos do SEAT Leon Supercopa, Francisco Carvalho foi o brilhante vencedor da segunda corrida da jornada de Valência. O piloto da Guarda esteve irrepreensível no duelo que protagonizou com César Campaniço (BMW 320si), sendo o terceiro vencedor diferente em quatro corridas. Na estreia além-fronteiras ficou bem patente a competitividade do PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos e logo na prova que iniciou o ambicioso programa de transmissões televisivas na RTP2 e RTPN.
Se, na corrida inaugural, um escasso milésimo de segundo ditou a diferença entre João Figueiredo e o segundo a cortar a linha de meta, na segunda, os dois primeiros terminaram separados por escassos 438 décimos de segundo. A passagem do PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos por Valência foi sinónimo de emoção, com os pilotos nacionais a proporcionarem dos momentos mais espectaculares do fim-de-semana, justificando o porquê de servir de suporte a um evento do Campeonato do Mundo. Em termos desportivos, João Figueiredo e Francisco Carvalho estrearam-se, esta época, no lugar mais alto do pódio, pilotos que assumiram a candidatura ao título de um campeonato que é liderado pelo jovem César Campaniço.
Depois das emoções da véspera, aguardava-se com expectativa a segunda corrida do fim-de-semana. Com uma boa partida, Francisco Carvalho assumiu a liderança e apesar da pressão constante que foi exercida por César Campaniço, a verdade é que o piloto do SEAT Leon Supercopa susteve os ataques do adversário, embora reconhecendo que “nas últimas quatro voltas senti algumas dificuldades. Os pneus perderam aderência e o César chegou a estar bastante próximo. No entanto, consegui manter o primeiro lugar e, honestamente, acho que o resultado não podia ser mais justo, já que fui o mais rápido do fim-de-semana, tanto nos treinos livres como na qualificação”.
Com a segunda posição (o mesmo resultado da véspera) César Campaniço reforçou a liderança do campeonato, com o piloto de Lisboa a reconhecer que “foi o resultado possível, tendo em conta que não quis correr riscos. A pista de Valência não é muito favorável ao BMW 320si, ainda para mais lastrado como está. Se a corrida se tivesse realizado com mais calor admito que pudesse tirar vantagem do carro ser mais consistente, mas como isso não aconteceu, tentei conquistar o maior número possível de pontos”.
Depois da brilhante vitória na corrida inaugural, João Figueiredo foi o terceiro classificado, com o piloto do Peugeot 407 S2000 a reconhecer que “era difícil fazer melhor, tendo em conta que parti do oitavo lugar da grelha. Também não efectuei uma boa partida e como perdi algum tempo na luta com o Patrick Cunha, quando cheguei ao terceiro lugar, os dois primeiros já estavam com uma vantagem considerável”.
Apesar de partir da derradeira posição da grelha, Patrick Cunha terminou no quarto lugar, “um bom resultado, depois da injustiça da véspera”, aludindo à desclassificação da corrida inaugural. “E só lamento que os pneus se tenham degradado tanto, impedindo-me de voltar a lutar pela vitória...” Positiva quinta posição de José Monroy, com o piloto a reconhecer que “numa pista que não conhecia e face às dificuldades de orçamento, não dava para arriscar mais”. Imediatamente a seguir classificou-se Álvaro Figueira, com o piloto do BMW 320si a impor um bom andamento na fase inicial da corrida, mas não conseguindo evitar um pião.
Na Categoria 3, os Renault Clio RS 2.0 de Martine Pereira e Vasco Campos protagonizaram um emocionante duelo, com sucessivas ultrapassagens, com o primeiro a obter a primeira vitória da carreira. “Estou muito contente. O Vasco Campos foi impecável e o carro esteve fantástico”.
A próxima prova do PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos (a terceira do calendário) disputa-se no traçado citadino de Vila Real, nos dias 21 e 22 de Junho.
Classificação Corrida 2:
1º Francisco Carvalho (SEAT Leon Supercopa), 13 voltas, em 23m15,076s, à média de 134,35 km/h;
2º César Campaniço (BMW 320si), a 0,438s - 1º Categoria 1;
3º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 8,975s;
4º Patrick Cunha (SEAT Leon Supercopa), a 10,249s;
5º José Monroy (SEAT Leon Supercopa), a 24,322s;
6º Álvaro Figueira (BMW 320si), a 46,458s;
7º Martine Pereira (Renault Clio RS 2.0), a 1 volta – 1º Categoria 3;
8º Vasco Campos (Renault Clio RS), a 1 v;
9º José Carlos Ramos (SEAT Leon Supercopa), a 9v;
10º António João Silva (SEAT Leon Supercopa), a 10v.
Volta mais rápida: a 3ª de João Figueiredo, em 1m45,833s, à média de 136,23 km/h.