R4 simracing
Maio 17, 2024, 05:45:35 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:
 
   Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: 1 ... 9 10 [11] 12 13 14
  Imprimir  
Autor Tópico: GTR bSkilled | ECP 8 Mid-Ohio  (Lida 101129 vezes)
Pedro Costa
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 301


« Responder #150 em: Maio 09, 2008, 22:17:51 »

Podem ter a certeza que em Brno o meu Mc12 nem que os pneus peguem fogo ,mas vai andar nos limites ,apesar de isto nao estar a correr nada bem ,e nao achar o "sistema de chuva" muito bom ,certos comentarios que li dão-me vontade de responder em pista, e nao aqui.

O nosso  azar vai ter que acabar mais cedo ou mais tarde.


Cumps. 

edit: Adicionadas as virgulas assim ta melhor ? ja percebes  bem?
« Última modificação: Maio 09, 2008, 22:34:03 por Pedro Costa » Registado
ACaetano
Visitante
« Responder #151 em: Maio 09, 2008, 22:29:12 »

Eina pa. Percebo até meio da 1ª frase, depois já não sei onde por as virgulas...  Grin


Podem ter a certeza que em Brno o meu Mc12 nem que os pneus peguem fogo mas vai andar nos limites apesar de isto nao estar a correr nada bem e nao achar o "sistema de chuva" muito bom certos comentarios que li dão-me vontade de responder em pista e nao aqui.

O nosso  azar vai ter que acabar mais cedo ou mais tarde.


Cumps. 
Registado
Pedro Costa
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 301


« Responder #152 em: Maio 09, 2008, 23:21:18 »

Desculpem o desabafo mas no fim do dia o que me motiva e vir ao gtr2 e divertir-me um bom bocado o que nao vem acontecendo e  a desmotivaçao vai sendo grande mas vou continuar a lutar ate ao fim basicamente e isto que significa o meu anterior post.

E claro que o sistema de tempo variavel e o mais realista e concordo com ele mas se fosse feito de outra forma .
Nao dá para perceber o estado da pista tenho os meus Hard wet a ferver e mesmo saindo da trajectoria para procurar arrefecer os pneus nao estava a ser suficiente... parei para tentar mudar os pneus a ver se tinha mais grip nesse instante começa a chover outra vez.... e depois da pancada que levei decidi desistir...

A decisao foi minha e claro que podia ter continuado mas se nao me estava a divertir nao tou aqui a fazer nada...


,,,,,,,,,,,,,,,, estas virgulas chegam Caetano ? Grin Grin
Registado
Bento
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,026


WWW
« Responder #153 em: Maio 09, 2008, 23:25:30 »

O xor Caetano agora anda armado em professor de Português . . . EHEHEH


Mas realmente, é de salutar a forma como o pessoal se está a portar. Noutras alturas já se tinha tudo envolvido a batatada mas aqui não, é tudo boa gente expondo as suas ideias. Assim só acontece uma coisa gente - Evolução!!! HOOAH eheh

Apesar do Silêncio do Mister, acreditem que isto não passa indiferente!! Bem pelo contrário Sorridente
Registado


---------------------------------------------------------
Nuno Basto
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 193


WWW
« Responder #154 em: Maio 10, 2008, 00:07:24 »


Mas realmente, é de salutar a forma como o pessoal se está a portar. Noutras alturas já se tinha tudo envolvido a batatada mas aqui não, é tudo boa gente expondo as suas ideias. Assim só acontece uma coisa gente - Evolução!!! HOOAH eheh

Apesar do Silêncio do Mister, acreditem que isto não passa indiferente!! Bem pelo contrário Sorridente

Sim é verdade, já houve tempos que por muito menos já havia posts editados pela administração! LOL!
Faz bem discutir colocar colocar os nossos pontos de vista e como disseste Bento e mt bem a gente evolui e conhece-se melhor, claro que há um comentário mais inflamado mas sabemo-nos comportar, e temos de ter em conta uma coisa que mts vezes acontece e o ppl está a aperceber-se e a saber lidar que foi o que o Helio disse numa das PM's que trocamos:
"Por vezes, e isso acontece com alguma frequência, as mensagens que se quer a dizer uma coisa, podem ter diversas interpretações, mediante a maneira de ler de cada um. Falta a expressividade da voz e das faces."

Por isso há que ter tolerância (e está a haver muita o que é excelente) e tentar perceber o que realmente os outros pilotos querem dizer!

Esta ultima "discussão" a envolver em particular o  Helio, o Vitor, o Paulo e eu, foi uma discussão aberta a onde se apuraram os pontos de vista de todos chegando a um entendimento, e decerto que a Administração não perdeu pitada do assunto! Wink
Registado


luis
Administrator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 5,202



« Responder #155 em: Maio 10, 2008, 05:21:20 »

Boa noite........  Wink

Como parece que já todos expuseram as suas razões que, eu fui acompanhando na medida do possível, chega a minha vez das explicações, esclarecimentos......afins....coisa e tal......


1.
Corridas e .........


Desde o inicio, sempre foi dito que aqui, o objectivo é a simulação de corridas de automóveis, com todas as suas condicionantes, características, esforço, empenho, choro, riso, lágrimas ......., ...... , ...... dentro daquilo que os simuladores que são usados permitem, obviamente.

Nesse sentido, aproximaram-se as características dos carros a usar no GTR, do equilibrio de performances real (os Ferrari andam mesmo o que andam.......), introduziu-se a meteorologia baseada em dados reais e, introduziram-se as provas de longa duração. Nesse sentido, todo o procedimento das provas emula a realidade, o máximo possível.

E, igualmente, nesse sentido, se espera, que todos os pilotos tenham uma experiência o mais equivalente possível à realidade. Não à realidade de uma prova de karts entre amigos mas, à realidade de uma prova a sério, oficial....a doer.

Uma corria de automóveis, mesmo num simulador, tem de ser uma Corrida a sério, não uma corridinha, não uma brincadeira de condutor de sofá, para ser uma verdadeira simulação do real.

Uma corrida de automóveis é dura, faz suar, cansa, implica análise dos adversários, da pista. Implica sentir o carro e perceber o que se passa com ele. Implica planear estratégias e ter que as alterar num segundo. Implica errar e dar um murro no volante. Implica arriscar e perder. Implica "jogar" com a imprevisibilidade. Implica "ter a sorte" de estar no local certo na hora certa ou de tomar a decisão certa no momento correcto.

Isto, são corridas de automóveis! O que desperta paixões e o que nos faz andar horas às voltas num circuito.

Desenganem-se se pensam que um dia, se tiverem a possibilidade de fazerem uma corrida a sério (alguém a vai ter em breve ..................mas isso são outras histórias....... Beijo), alguém vos vai dizer a temperatura do ar à hora a que vão correr, a que volta vão cair alguns pingos de chuva, indicar se a pista está molhada ou húmida ou até, pedir por favor, com requerimento assinado e autenticado, se vos podem fazer uma ultrapassagem.

Correr confortávelmente, sentadinho no sofá, com tudo previsto, sem imponderáveis, sem emoção e sem respiração alterada, não são corridas de automóveis.

Isso, é brincar às corridas e, é a diferença entre quem pilota em simuladores e, quem joga "joguinhos" de automóveis.

Para mim, todas as pessoas que correm na R4, são pilotos.

Para mim, 70% das pessoas que aqui correm, com a devida adaptação, têm lugar em qualquer competição, real, de automobilismo.

Para mim, 10% dos pilotos mais rápidos que aqui correm, sê-lo-iam do mesmo modo, se estivessem numa competição real em comparação com pilotos actuais.

E, acreditem, que vou ficar extremamente orgulhoso, por todos, quando isso acontecer.


2.
A meteorologia........................mais uma vez.........


Não vou voltar a repetir todo o processo da configuração da meteorologia para as provas do GTR. Apenas vou referir que, a cada configuração base de parâmetros, correspondem 3 cenários gerados pela respectiva aplicação.

Quer isto dizer que, ainda antes do ficheiro weather.txt chegar ao GTR, existem logo à partida 3 variações para os dados introduzidos, cabendo ao utilizador escolher uma aleatoriamente ou testá-las e verificar a sua adaptação às condições pretendidas...................o que eu faço, alterando-as sempre que necessário.

Tanto quanto eu me tenho apercebido .....................e já ando cá há bastantes anos.................. as condições meteorológicas, não se regem por nenhuma lei rígida que diga, dentro de certos limites o que pode e não pode acontecer ou a sua frequência, duração e intensidade.

Por isso, não percebo, o que há de estranho com o parar de chover agora e, recomeçar a chover passado 5 ou 10 minutos. Isso não é possível? Não acontece?

E, o asfalto? Seca sempre mal para de chover? A temperatura, quantidade de água presente e, o tipo de asfalto em causa, não influenciam em nada?


3.
Programação do Servidor


Já devem ter notado o modo como o servidor de GTR, para cada campeonato é lançado.............se ainda não o fizeram.........

Logo após a ultima prova, o servidor é lançado, com o circuito seguinte, regra geral, usando as condições "Dry" do GTR2. Isto implica pista totalmente seca e , temperatura inicial de cerca de 20º.

Isto, destina-se a proporcionar a todos, as condições ideais para o conhecimento da pista e, o seu treino inicial.

Posteriormente, normalmente no Domingo anterior, é introduzida uma primeira configuração de condições atmosféricas que se aproxima das condições em que a corrida se disputará.

Quando existe uma forte possibilidade de chuva, de modo a proporcionar um melhor treino a todos nessas condições, o factor chuva, é ligeiramente incrementado, dado nem todos terem a possibilidade de recriar no seu pc condições equivalentes às possiveis para a corrida.

Por vezes, nos dias que antecedem a prova, o ficheiro da meteorologia, é ainda alterado, de modo a que as suas características incidam mais ou menos em determinados aspectos que se podem vir a revelar fundamentais para a corrida.

Se têm estado atentos.............................pelos vistos não......................... já se teriam apercebido, destas alterações.

Afinal,  a meteorologia, não é estática.

Finalmente, às 20:00h do dia da prova, quando o Servidor é lançado em sessão oficial, é introduzido um novo ficheiro com as especificações meteorológicas...........que, simulam (através do GTR) sessões à Sexta, Sábado e Domingo.

Relembro só que, as condições previstas, apontam uma tendência climatérica e, não uma exactidão absoluta.


4.
Fugas de informação


 Grin Grin Grin Grin Grin

Não me incomoda nada, que suspeitem de eventuais fugas de informação para uma determinada equipa, quer quanto às condições em que as provas são disputadas quer quanto ao seu desenrolar.

Como isso nunca existiu, nem existirá, é um factor com o qual não me preocupo absolutamente nada.

Quem já esteve na Box da Vitamina durante uma corrida (e já foram alguns) sabe que não existe a minima passagem de informação sobre as condições da corrida, presentes ou futuras.

Aliás, nas provas do PT Networks em que existia possibilidade de variações climatéricas, foi sempre outra pessoa a prepara o ficheiro com as respectivas características, partindo eu em igualdade de condições com os demais pilotos.

Já agora, também ficam a saber que, no presente campeonato, efectuei a minha ultima participação como piloto, em Road America.

A partir dessa altura, passei a ser exclusivamente Director de Prova, de modo a resolver o problema da constante "corrida" para arranjar um Director de Prova e, assegurar aos participantes de ambos os campeonatos (mais os do Challenge de WTCC) uma uniformidade quer de critérios quer de modo de actuação....não que esteja descontente com os Directores de Prova que existiram.......muito antes pelo contrário....só que, se alguém tem de, obrigatoriamente, dar um passo em frente, sou eu........por isso......


5.
Mid Ohio


Antes do "dia" da corrida e, para além das já referidas, condições atmosféricas ideais, o servidor teve duas variantes climatéricas.

Na primeira, com menor intensidade de chuva, a temperatura máxima do ar era a que, posteriormente, foi programada para a corrida.

A segunda variante, com temperaturas mais baixas e, um índice de chuva mais intenso, foi introduzida no servidor, na terça-feira à noite, mantendo-se até à hora da primeira sessão oficial da corrida.

Atendendo a que, as "queixas" sobre a dificuldade, com chuva, de os pneus atingirem temperaturas de funcionamento próximas das ideais e, a que, contrariamente ao habitual, quando existe possibilidade de chuva e, a previsão meteorológica, real, aponta para temperaturas "demasiado" baixas, eu as subir, ligeiramente na previsão para a corrida (.......................também não sabiam desta pois não...............abram os olhos.........), eu não as ter subido, conclui ser benéfico, subi-las ligeiramente (para as temperaturas da primeira variante meteorológica), informando disso, todos os presentes no Briefing.

Pelos vistos, houve quem soubesse ler correctamente as novas necessidades e as necessidades de corridas no "chove...não....chove". Outros, nem por isso.

Para mim, para além do factor "sorte" (se isso realmente existe), ou capacidade de pilotagem, ficou mais uma vez evidente, a capacidade, nata ou adquirida, que alguns pilotos já possuem para se adaptarem às novas condicionantes e gerirem a sua prova de acordo com isso. Bom sinal!

Se a opção de subir a temperatura foi certa ou errada, é algo que dificilmente se irá saber, uma vez que a mesma conjugação de factores não se voltará a repetir para esta pista. No entanto, foi uma opção que incidiu sobre todos os concorrentes.

Para mim, que a tomei, tendo em atenção as informações que dispunha, foi a opção certa. Tivesse sido o contrário e, as "criticas", legitimas, estariam a ser outras  Sorridente Sorridente Sorridente.


6.
Informações


Não existirá informação, via chat ou TS, sobre o estado da pista aos concorrentes.

E, porquê?

- Porque, não existe equivalente real (a declaração de WET RACE, tem a ver com a utilização de pneus de um determinado tipo, sem interferência noutras limitações regulamentares existentes).

- Porque, isso implicaria o constante saltar entre monitores do GTR e, pelo meio, perder algumas dessas informações com o "prejuízo" para a prova de todos.

- Porque, nem aos pilotos da "tal equipa", eu passo essa informação.

- Porque, a utilização de um dado tipo de pneus, tem muito mais a ver com o modo como o piloto sente o seu carro, do que com a exactidão da informação dada pelo GTR (que deixa bastante a desejar).


No entanto, a comunicação, durante o Briefing, de uma previsão meteorológica, em termos percentuais, da possibilidade de ocorrência de determinados cenários, em certo período de tempo (não em voltas), é algo que pode ser equacionado para o futuro.

Do mesmo modo, passar a previsão meteorológica para a prova, para as 00:00h do próprio dia, é algo que não me desagrada nada.

 
7.
Fim.................  Grin Grin Grin Grin Grin ................Ufa..................


Só para terminar que, isto já vai dar leitura para o fim-de-semana todo...........

Quero agradecer todas as vossas opiniões sobre as questões anteriores.

O facto de não considerar algumas como aproveitáveis, no formato usual de corridas da R4, não quer dizer que no futuro não possam vir a ser implementadas, ou adaptadas, ou até, que não perceba o que querem transmitir com o comentário que, não considero critica........e mesmo que considerasse.........

Gostava, era que percebessem que, na R4, o objectivo, são Corridas de Automóveis e, não, vida fácil.

Boas corridas!
Registado

Pedro Miguel
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 236


« Responder #156 em: Maio 10, 2008, 06:59:06 »

Boas!

Bem isto deixa-se de vir a duas corridas, deixa-se de ler o forum por uns dias e dá nisto.
Não li tudo em detalhe, mas deu para apanhar o sentido. Está muita coisa respondida, só vou fazer um comentário sobre uma coisa que li.

Querem que a organização vá dando informações sobre a pista. Mas a organização vai estar em pista para saber em que estado está a aderencia na pista? Isto pode aparecer wet e ter mais ou menos aderencia. Tal como pode aparecer damp e ainda estar relativamente molhada. Como é que querem que alguém dê uma informação credivel se não está lá pra ver as condições.

Acho estranho o pessoal não perceber como está a pista. Se está seco andam com slicks se começa a chover continuam com slicks até perceberem que já não dá mais. Ai sim. Mudam para Wet. Agora 2 voltas depois pode parar de chover. Têm de viver com isso. O hard wet ainda vão aguentar algumas voltas mesmo depois de ter parado de chover. Depois é tudo uma questão de táctica e de sorte. Ou mudam pra slicks e arriscam-se a que volte a chover. Ou então mantêm-os Wet à espera que chova novamente.

Tenho um DVD que penso que muitos terão de tributo ao Ayrton Senna em que o Alain Prost fala duma corrida em Donington em que as condições eram muito instaveis. Então contrataram uma pessoa para estar fora da pista para poder ajudar à previsão do tempo. Resultado: saiu tudo furado e o Prost conseguiu um triste record de 7 paragens nas boxes só pra mudar de pneus!

Quanto ao pessoal dos MC12 não sei como é o comportamento do carro à chuva, mas tendo em conta que a estrutura é relativamente semelhante à do Saleen penso que deve ser bastante competitivo. Carros largos e baixos na chuva dão-se bem. Vão mas é pra pista treinar e deixem-se de pieguices.  Eheh!

Abraços e até Brno.
Registado



Pedro Miguel
Virtual-Games.com Racing Team
NunoMartins
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,250



« Responder #157 em: Maio 10, 2008, 07:54:20 »

Luís

Ponto 1 - "Corridinha de sofá" é ir para dentro de uma pista, e como NÃO é possível distinguir no mundo virtual as condições de pista, entrar numa lotaria. O trabalho de 3 noites seguidas, é esse o propósito final? Ontem disse uma frase que só não percebe, quem não quer " Um gajo saber que a pista tá damp e arriscar meter uns slicks é uma coisa. Um gajo julgar que tá damp e meter slicks é outra."

Ponto 2 e 4 - Não vi ninguém a criticar a metodologia ou a colocar em causa a seriedade do campeonato.

Ponto 6 - Não existe equivalente real? Será por ser real e o piloto conseguir saber o real estado da pista? Depois cabe-lhe decidir se arrisca ou não? Aqui um gajo não percebe como tá a pista e só faz é merda.

- Não existe um replay da prova? Não foi dito que seria visionado?

- Volto a não compreender a questão dos pilotos da tal equipa!!

- Ok, desisto..

- O objectivo é que isto seja imprevisível. Ah, afinal num futuro próximo, talvez, se calhar, vamos dar informações no briefing. Luís, por amor de deus, mas alguém está a pedir que digas se vai chover ou não? Eu quero lá saber que chove, quero é saber num dado momento as condições da pista, porque no mundo virtual não as consegues determinar! Dar a informação do estado da pista não se pode dizer, mas aceita-se dizer o que se pode esperar do tempo.

Em conclusão, fazes o ponto numero 1 a falar da corridinha de sofá e acabas por torcer-te no ponto 6, com previsão meteorológica, que ironia das ironias, não era uma pretensão das pessoas (acho eu).



P.S. Isto também foi longo. Quase 9 horas e o cão ainda não comeu.
Registado


NunoMartins
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,250



« Responder #158 em: Maio 10, 2008, 08:00:25 »



- O Nuno Martins em vez de estar a estudar (é para isso que a gente lhe está a pagar através dos impostos) anda também a estudar mas é as miúdas da faculdade e as pistas e os carros. Demasiado tempo livre na minha opinião  Rolar os olhos Atesta também a qualidade do ensino em Portugal  Beijo



Era bom era..das 10 da manhã às 19:00 a escrever texto, pobre de mim, se não tivesse todas as noitinhas 1 horinha para dar umas voltinhas..

obviamente que das 10 às 19, também tenho tempo (escasso) para confraternizar num ambiente de grande amizade e respeito com as minhas amiguinhas   Grin
Registado


Helio Rodrigues
GTO
Hero Member
*
Offline Offline

Mensagens: 540



WWW
« Responder #159 em: Maio 10, 2008, 08:11:17 »

- Graças a Deus o Marco só deve ler isto para aí na Segunda-Feira, pelo que posso passar o fim-de-semana descansado  Chocado

LOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Assino por debaixo... eheheh
Registado


Vítor Viçoso
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 784



« Responder #160 em: Maio 10, 2008, 09:53:43 »

Algumas conclusões  Grin

- O Viçoso só pensa é em comer javali  Zangado Para além disso a única coisa que faz na vida (para além de comer) é treinar GTR  Grin Experimenta o carro dele, os GT2, os Maserati, os C6R, os Aston, etc. É arranjar um emprego ao homem com urgência para ver se a gente consegue ganhar alguma coisa até ao final do campeonato  Lingua

Os Aston não preciso, gastam o mesmo dos C6R !!! Grin Grin Grin Grin Grin Grin



Querem que a organização vá dando informações sobre a pista. Mas a organização vai estar em pista para saber em que estado está a aderencia na pista? Isto pode aparecer wet e ter mais ou menos aderencia. Tal como pode aparecer damp e ainda estar relativamente molhada. Como é que querem que alguém dê uma informação credivel se não está lá pra ver as condições.

Acho estranho o pessoal não perceber como está a pista.

(...)

Quanto ao pessoal dos MC12 não sei como é o comportamento do carro à chuva, mas tendo em conta que a estrutura é relativamente semelhante à do Saleen penso que deve ser bastante competitivo. Carros largos e baixos na chuva dão-se bem. Vão mas é pra pista treinar e deixem-se de pieguices.  Eheh!

Abraços e até Brno.

Caro Pedro, pela enorme consideração que tenho pela Virtual Games, respondo-te de maneira educada e civilizada:  Grin Grin Grin


certos comentarios que li dão-me vontade de responder em pista, e nao aqui.

Registado

Vítor Viçoso
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 784



« Responder #161 em: Maio 10, 2008, 09:54:38 »

- Graças a Deus o Marco só deve ler isto para aí na Segunda-Feira, pelo que posso passar o fim-de-semana descansado  Chocado

LOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Assino por debaixo... eheheh

Qd chegar ainda vai falar das setas em falta para chegar à pista!!!! Grin Grin Grin
Registado

Vítor Viçoso
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 784



« Responder #162 em: Maio 10, 2008, 10:25:20 »

@ Luis,

Após enorme texto e tão perda de tempo julgo que seria desilegante da minha parte que não deixasse aqui algo.   Grin Grin Grin Grin Grin

Mas não entendo o pq desse esclarecimento a uma e tão só e simples sugestão.. dar uma indicação via chat?!

Não entendo o facto de esclareceres que não beneficias ninguem, pois ninguém duvida!

Não entendo quando dizes que queres isto que se pareça com a reladidade mas não das essas indicações para sim seja como dizes uma estrategia!! (É que existe outra coisa, malta que conduz no capot não ve logo os pingos a cair)

E resumindo todos os  post, o que a malta esta aqui a dizer é que GOSTAMOS DE CORRIDAS, gostamos do sistema de condiçoes variaveis, mas achamos que o mesmo não se encontra ajustado com a realidade pq as mudanças são demasiado bruscas!! Não é o nao acharmos normal que chova e pare de 2 em voltas, as condiçoes que a pista fica é que não achamos serem as mais normais e lógicas de acordo com a realidade e faz com que em 2 seg a mesma fique em estados distintos!

E sim temos estado atentos às mudanças de temp qd é lancçado o ficheiro do tempo às 20h e em BRNO no PTN isso aconteceu pois as temperaturas da pista não eram as previstas. Lingua Lingua

E para não haver estas divergencias e pq realmente isto é um simulador acho correcto treinarmos com as previsões de domingo para sabermos até que temperaturas podemos utilizar determindado tipo de pneu!!

Mas percebe que nesta pista, em WET e com HARD WET (que acho k devia ser o pneu indicado nestas condiçoes) as tempertauras já estavam no limite com 12º, ou seja, com mais 5º ainda aumentaram mais, o que faz que não tivessemos um pneu adequado, o que pôe em causa a segurança dos pilotos?!!  Grin Grin Grin

Podes dizer, punham intermedios?! Se andasses uma semana a treinar em que os intermedios não tinham qq aderencia nesta pista, apostavas neles??  Lingua Lingua

Para concluir acho que a culpa de tudo isto e que estranhamente não temos tido qq reacção é da.... MICHELIN!!  Grin Grin Grin Grin

Abraços
« Última modificação: Maio 10, 2008, 11:03:37 por Vítor Viçoso » Registado

MICHELIN
Visitante
« Responder #163 em: Maio 10, 2008, 10:59:04 »

I Think our tires are Good...

Drive up 120º only for the Special One... and you are all Special Ones.. better.. Crazy Ones!!  Grin Grin

So Drive Safety.. go with very carefull.. and slow.. for you do not espetate with a wall!!

Because there is no Brad for the crazy ones!! Grin Grin

Have Fun  Cool Cool
« Última modificação: Maio 10, 2008, 11:21:11 por MICHELIN » Registado
JoaoM
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 298



« Responder #164 em: Maio 10, 2008, 11:11:43 »

Eu, pessoalmente, não consigo conceber a ideia da Organização ter de indicar que pneus usar, ou quando os usar. A magia das corridas e a dança da meteorologia é uma variável que muitas vezes beneficia uns e prejudica outros. Só quem está bem preparado consegue tirar maior partido das situações no momento. Outras vezes a preparação não chega e a adaptabilidade é então o principal factor.

A capacidade de lidar com a situação tal e qual como ela se apresenta é já por si um desafio. Andar à chuva não é fácil e certamente que relativo a cada estado da pista e do ar (e são muitos os estados possíveis) cada equipa e piloto tem de se preparar da melhor maneira. Eu como já assisti a algumas corridas de GTR2 na Direcção de Prova, à chuva, tenho a minha opinião quanto ás dificuldades que presenciei de alguns pilotos. Simplesmente vejo-os a andarem no mesmo ritmo à chuva e em seco. Travagens na queima, pneus mal escolhidos, atitude desesperante e uma ponta de egoísmo em jeito de amuo ditam muitas vezes um resultado menos favorável e ás vezes mau.

Os carros variam as suas condições em cada piso, em cada evento. Hoje um carro é muito bom à chuva no Estoril, amanhã em Donington será mau mas isto não tem a ver com a meteorologia. Muitas vezes está na qualidade do asfalto, na predominância de chuva na reunião, nas características gerais da pista, factores estes que tão bem simulados são no GTR2.

Acho que ninguém está 100% preparado para arriscar num composto de pneus e muitas vezes os erros e a inexperiência pagam-se caros. Mas isto é um dos preços da competição, aliás isto são as corridas. As condições meteorológicas podem ser algo bruscas, podem não ser 100% exactas mas a melhor condição é prevista de acordo com a realidade do momento no local.

Quando se está nas corridas, as condições são sempre uma incógnita...Podem até ter uma estação meteorológica (eu tenho uma) a dar Temp do Ar, Humidade, Pressão Barométrica e em alguns casos sensor de asfalto, podem ir ao Pit Wall, podem até lamber o chão e nunca saberão como estará 800mts à frente, noutra zona do circuito, seja mais baixa ou mais alta em altitude, a não ser que se sentem no carro e passem lá para comprovar. Aí entra a capacidade de lidar com o momento.

Já vi bastantes corridas perdidas por menos, já assisti a todo o tipo de intempéries em pista e já presenciei alguns circuitos fazerem as famosas '4 estações do ano' e digo-vos muito sinceramente, quem me dera a mim saber muitas vezes o que colocar nas motos dos meus pilotos. É um risco que muitas vezes funciona e muitas vezes não. A arte de se ambientar e tirar o maior proveito das condições do momento dita muitas vezes o sucesso mas a verdade é só uma. Por muito bem munidos e treinados que estejamos a Direcção de Prova nada mais fará do que indicar o estado ACTUAL da pista a um dado momento.

Ou seja, na grelha... Na realidade lá ao fundo verão a Direcção de Prova levantar uma placa que apenas dirá WET RACE uma vez que será sempre declarada automaticamente DRY RACE uma vez que não exista ameaça de chuva. E ninguém vos diz como estará exactamente, obviamente. A única diferença é que após vos indicarem esta informação cada equipa e pilotos terão de escolher, por si próprios o que usar. Não há uma escolha ou fórmula exacta para cada estado do tempo e a melhor previsão baseada no conhecimento da competição em questão, mais o estado da pista fará toda a diferença. Muitas vezes equipas mais fracas beneficiam destes momentos ao fazerem escolhas ligeiramente melhores do que as mais fortes.

Sem querem alongar muito mais, não vejo a razão das queixas mas a julgar por muitos comentários quanto a pneumáticos...minha nossa...não percebo porque ainda não estão a trabalhar na Fórmula 1 com tanto conhecimento!  Grin

Concordo com todos os pontos que o Luís referiu e com o comentário do Pedro Miguel.
« Última modificação: Maio 10, 2008, 11:13:34 por JoaoM » Registado

Páginas: 1 ... 9 10 [11] 12 13 14
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2015, Simple Machines XHTML 1.0 válido! CSS válido!