Boa noite........
Como parece que já todos expuseram as suas razões que, eu fui acompanhando na medida do possível, chega a minha vez das explicações, esclarecimentos......afins....coisa e tal......
1.
Corridas e .........Desde o inicio, sempre foi dito que aqui, o objectivo é a simulação de corridas de automóveis, com todas as suas condicionantes, características, esforço, empenho, choro, riso, lágrimas ......., ...... , ...... dentro daquilo que os simuladores que são usados permitem, obviamente.
Nesse sentido, aproximaram-se as características dos carros a usar no GTR, do equilibrio de performances real (os Ferrari andam mesmo o que andam.......), introduziu-se a meteorologia baseada em dados reais e, introduziram-se as provas de longa duração. Nesse sentido, todo o procedimento das provas emula a realidade, o máximo possível.
E, igualmente, nesse sentido, se espera, que todos os pilotos tenham uma experiência o mais equivalente possível à realidade. Não à realidade de uma prova de karts entre amigos mas, à realidade de uma prova a sério, oficial....a doer.
Uma corria de automóveis, mesmo num simulador, tem de ser uma Corrida a sério, não uma corridinha, não uma brincadeira de condutor de sofá, para ser uma verdadeira simulação do real.
Uma corrida de automóveis é dura, faz suar, cansa, implica análise dos adversários, da pista. Implica sentir o carro e perceber o que se passa com ele. Implica planear estratégias e ter que as alterar num segundo. Implica errar e dar um murro no volante. Implica arriscar e perder. Implica "jogar" com a imprevisibilidade. Implica "ter a sorte" de estar no local certo na hora certa ou de tomar a decisão certa no momento correcto.
Isto, são corridas de automóveis! O que desperta paixões e o que nos faz andar horas às voltas num circuito.
Desenganem-se se pensam que um dia, se tiverem a possibilidade de fazerem uma corrida a sério (alguém a vai ter em breve ..................mas isso são outras histórias.......
), alguém vos vai dizer a temperatura do ar à hora a que vão correr, a que volta vão cair alguns pingos de chuva, indicar se a pista está molhada ou húmida ou até, pedir por favor, com requerimento assinado e autenticado, se vos podem fazer uma ultrapassagem.
Correr confortávelmente, sentadinho no sofá, com tudo previsto, sem imponderáveis, sem emoção e sem respiração alterada, não são corridas de automóveis.
Isso, é brincar às corridas e, é a diferença entre quem pilota em simuladores e, quem joga "joguinhos" de automóveis.
Para mim, todas as pessoas que correm na R4, são pilotos.
Para mim, 70% das pessoas que aqui correm, com a devida adaptação, têm lugar em qualquer competição, real, de automobilismo.
Para mim, 10% dos pilotos mais rápidos que aqui correm, sê-lo-iam do mesmo modo, se estivessem numa competição real em comparação com pilotos actuais.
E, acreditem, que vou ficar extremamente orgulhoso, por todos, quando isso acontecer.
2.
A meteorologia........................mais uma vez.........Não vou voltar a repetir todo o processo da configuração da meteorologia para as provas do GTR. Apenas vou referir que, a cada configuração base de parâmetros, correspondem 3 cenários gerados pela respectiva aplicação.
Quer isto dizer que, ainda antes do ficheiro weather.txt chegar ao GTR, existem logo à partida 3 variações para os dados introduzidos, cabendo ao utilizador escolher uma aleatoriamente ou testá-las e verificar a sua adaptação às condições pretendidas...................o que eu faço, alterando-as sempre que necessário.
Tanto quanto eu me tenho apercebido .....................e já ando cá há bastantes anos.................. as condições meteorológicas, não se regem por nenhuma lei rígida que diga, dentro de certos limites o que pode e não pode acontecer ou a sua frequência, duração e intensidade.
Por isso, não percebo, o que há de estranho com o parar de chover agora e, recomeçar a chover passado 5 ou 10 minutos. Isso não é possível? Não acontece?
E, o asfalto? Seca sempre mal para de chover? A temperatura, quantidade de água presente e, o tipo de asfalto em causa, não influenciam em nada?
3.
Programação do ServidorJá devem ter notado o modo como o servidor de GTR, para cada campeonato é lançado.............se ainda não o fizeram.........
Logo após a ultima prova, o servidor é lançado, com o circuito seguinte, regra geral, usando as condições "Dry" do GTR2. Isto implica pista totalmente seca e , temperatura inicial de cerca de 20º.
Isto, destina-se a proporcionar a todos, as condições ideais para o conhecimento da pista e, o seu treino inicial.
Posteriormente, normalmente no Domingo anterior, é introduzida uma primeira configuração de condições atmosféricas que se aproxima das condições em que a corrida se disputará.
Quando existe uma forte possibilidade de chuva, de modo a proporcionar um melhor treino a todos nessas condições, o factor chuva, é ligeiramente incrementado, dado nem todos terem a possibilidade de recriar no seu pc condições equivalentes às possiveis para a corrida.
Por vezes, nos dias que antecedem a prova, o ficheiro da meteorologia, é ainda alterado, de modo a que as suas características incidam mais ou menos em determinados aspectos que se podem vir a revelar fundamentais para a corrida.
Se têm estado atentos.............................pelos vistos não......................... já se teriam apercebido, destas alterações.
Afinal, a meteorologia, não é estática.
Finalmente, às 20:00h do dia da prova, quando o Servidor é lançado em sessão oficial, é introduzido um novo ficheiro com as especificações meteorológicas...........que, simulam (através do GTR) sessões à Sexta, Sábado e Domingo.
Relembro só que, as condições previstas, apontam uma tendência climatérica e, não uma exactidão absoluta.
4.
Fugas de informação Não me incomoda nada, que suspeitem de eventuais fugas de informação para uma determinada equipa, quer quanto às condições em que as provas são disputadas quer quanto ao seu desenrolar.
Como isso nunca existiu, nem existirá, é um factor com o qual não me preocupo absolutamente nada.
Quem já esteve na Box da Vitamina durante uma corrida (e já foram alguns) sabe que não existe a minima passagem de informação sobre as condições da corrida, presentes ou futuras.
Aliás, nas provas do PT Networks em que existia possibilidade de variações climatéricas, foi sempre outra pessoa a prepara o ficheiro com as respectivas características, partindo eu em igualdade de condições com os demais pilotos.
Já agora, também ficam a saber que, no presente campeonato, efectuei a minha ultima participação como piloto, em Road America.
A partir dessa altura, passei a ser exclusivamente Director de Prova, de modo a resolver o problema da constante "corrida" para arranjar um Director de Prova e, assegurar aos participantes de ambos os campeonatos (mais os do Challenge de WTCC) uma uniformidade quer de critérios quer de modo de actuação....não que esteja descontente com os Directores de Prova que existiram.......muito antes pelo contrário....só que, se alguém tem de, obrigatoriamente, dar um passo em frente, sou eu........por isso......
5.
Mid OhioAntes do "dia" da corrida e, para além das já referidas, condições atmosféricas ideais, o servidor teve duas variantes climatéricas.
Na primeira, com menor intensidade de chuva, a temperatura máxima do ar era a que, posteriormente, foi programada para a corrida.
A segunda variante, com temperaturas mais baixas e, um índice de chuva mais intenso, foi introduzida no servidor, na terça-feira à noite, mantendo-se até à hora da primeira sessão oficial da corrida.
Atendendo a que, as "queixas" sobre a dificuldade, com chuva, de os pneus atingirem temperaturas de funcionamento próximas das ideais e, a que, contrariamente ao habitual, quando existe possibilidade de chuva e, a previsão meteorológica, real, aponta para temperaturas "demasiado" baixas, eu as subir, ligeiramente na previsão para a corrida (.......................também não sabiam desta pois não...............abram os olhos.........), eu não as ter subido, conclui ser benéfico, subi-las ligeiramente (para as temperaturas da primeira variante meteorológica), informando disso, todos os presentes no Briefing.
Pelos vistos, houve quem soubesse ler correctamente as novas necessidades e as necessidades de corridas no "chove...não....chove". Outros, nem por isso.
Para mim, para além do factor "sorte" (se isso realmente existe), ou capacidade de pilotagem, ficou mais uma vez evidente, a capacidade, nata ou adquirida, que alguns pilotos já possuem para se adaptarem às novas condicionantes e gerirem a sua prova de acordo com isso. Bom sinal!
Se a opção de subir a temperatura foi certa ou errada, é algo que dificilmente se irá saber, uma vez que a mesma conjugação de factores não se voltará a repetir para esta pista. No entanto, foi uma opção que incidiu sobre todos os concorrentes.
Para mim, que a tomei, tendo em atenção as informações que dispunha, foi a opção certa. Tivesse sido o contrário e, as "criticas", legitimas, estariam a ser outras
.
6.
InformaçõesNão existirá informação, via chat ou TS, sobre o estado da pista aos concorrentes.
E, porquê?
- Porque, não existe equivalente real (a declaração de WET RACE, tem a ver com a utilização de pneus de um determinado tipo, sem interferência noutras limitações regulamentares existentes).
- Porque, isso implicaria o constante saltar entre monitores do GTR e, pelo meio, perder algumas dessas informações com o "prejuízo" para a prova de todos.
- Porque, nem aos pilotos da "tal equipa", eu passo essa informação.
- Porque, a utilização de um dado tipo de pneus, tem muito mais a ver com o modo como o piloto sente o seu carro, do que com a exactidão da informação dada pelo GTR (que deixa bastante a desejar).
No entanto, a comunicação, durante o Briefing, de uma previsão meteorológica, em termos percentuais, da possibilidade de ocorrência de determinados cenários, em certo período de tempo (não em voltas), é algo que pode ser equacionado para o futuro.
Do mesmo modo, passar a previsão meteorológica para a prova, para as 00:00h do próprio dia, é algo que não me desagrada nada.
7.
Fim................. ................Ufa..................Só para terminar que, isto já vai dar leitura para o fim-de-semana todo...........
Quero agradecer todas as vossas opiniões sobre as questões anteriores.
O facto de não considerar algumas como aproveitáveis, no formato usual de corridas da R4, não quer dizer que no futuro não possam vir a ser implementadas, ou adaptadas, ou até, que não perceba o que querem transmitir com o comentário que, não considero critica........e mesmo que considerasse.........
Gostava, era que percebessem que, na R4, o objectivo, são Corridas de Automóveis e, não, vida fácil.
Boas corridas!