rFactor - Driver SwapA mudança de piloto, online, no rFactor, quando efectuada segundo determinadas normas e cuidados, é algo que funciona quase sem faltas, como tem sido confirmado em várias corridas de Endurance, com trocas de pilotos.
No entanto, é preciso aceitar, que numa prova online, por maiores que sejam os cuidados de todos os envolvidos, imprevistos acontecem e, que uma falha na ligação de um piloto, em um dos turnos, vai causar a desistência de toda a equipa, visto não ser possivel a reentrada da mesma no servidor, pela falta de carro presente.
Este manual, resulta da experiência de várias ligas e, deve ser seguido à risca por todos os participantes em provas de Endurance no rFactor.
O seu objectivo, é o de diminuuir os factores de risco de queda de um servidor online e, o de minorar o esforço do mesmo, causado por pilotos com problemas, que acabam por condicionar as provas de todos os outros.
1. Instalação rFactor LitePara que o Driver Swap corra o mais fluido possivel, é conveniente uma nova instalação DEDICADA do rFactor, onde só exista quer o mod a utilizar.
A instalação do rfactor
DEVE SER O MAIS IDÊNTICA POSSIVEL PARA TODOS OS MEMBROS DA EQUIPA.Para isso, o rFactor Lite, é a versão ideal, dado o seu tamanho e conteudo com os ficheiros absolutamente necessários para a instalação de4 mod's.
>>
Download rFactor LiteA instalação pode ser feita numa pasta com o nome que desejarem, no local desejado.
Após o "novo" rFactor instalado, para continuarem a utilizar as vossas configurações de volante, vão à instalação "antiga", pasta
UserData e, copiem para a nova instalação (pasta \UserData), as pastas
Controller e, a que tem o
vosso nome.
2. Teclas importantesPara fazer uma troca de pilotos, devem ser utilizadas algumas teclas de atalho. Essas teclas podem ser configuradas ao gosto de cada um.
Para configurar as teclas, ir para a
Customize > Settings > Controls, até aparecer a seguinte imagem:
1) A tecla/botão aqui configurado, não tem necessidade de ser acedido quando em pista
2) Definir teclas/botões facilmente acessiveis quando em pista (botões de controle do menu Pit Stop)3. Preparação para a corridaDurante os testes que precedem a prova, o desenvolvimento do setup do carro, deve ser feito, tendo em conta que
ele vai ser idêntico para todos os pilotos da mesma equipa.
Apenas o Steering Lock, pode ser personalizado para cada um dos pilotos.
A utilização de setups diferentes para cada membro da equipa, para além de não serem aceites pelo servidor, irá forçar a uma sobrecarga no mesmo e, à atribuição ao novo piloto, do setup que o anterior estava a utilizar ou então, do default rFactor para o mod.
São conhecidos bastantes casos de queda do servidor, quando há tentativa de utilização de setups diferentes entre membros da mesma equipa e, esse processo está bloqueado nas definições do servidor.
Assim, para além de ser de evitar a presença de outros setups na pasta respectiva, o setup a utilizar deve estar definido como
SETUP DEFAULT.
1) Selecione o setup a utilizar
2) Clique no botão Default
3) O nome do setup exibido deve corresponder ao nome do setup a utilizar
Fazer uma Mudança de Piloto no rfactor (Driver Swap)Para melhor explicar o procedimento, vamos simular uma troca entre dois pilotos:
Pedro Lamy e
Joao Barbosa.
Pedro Lamy, faz a partida.
Joao Barbosa, faz a primeira substituição.
1. Antes da partidaLamy, carrega o setup estipulado para utilização por toda a equipa e, ajusta o Steering Lock para a sua preferência, caso ele não esteja já gravado no setup.
2. CorridaA partida foi dada e, Lamy está em pista, enquanto Barbosa acompanha o desenrolar da prova no canal de TS da equipa, no Live Timing e na transmissão de tv.
Lamy faz a primeira paragem nas boxes, conforme previsto na estratégia da equipa.
Para a segunda paragem, está prevista uma troca de piloto.
Barbosa prepara-se, arranca o rFactor e, em seguida vai a
Connect > Settings.
Nesse quadro, deve configurar o
modo Spectate como ON e, o
Connection Type como ISDN.
Desse modo, entrando como espectador, Barbosa vai conseguir aceder ao servidor, mesmo em sessão de corrida, sem receber a mensagem "
Session Closed"
- Dentro do rFactor, com a prova a decorrer e, com o setup a utilizar já carregado (por estar pré-seleccionado), Barbosa selecciona, na lista com a classificação geral, o nome de Pedro Lamy e, carrega na tecla pré-definida para o modo Passenger (Passageiro).
Nessa altura, nas mensagens chat, Barbosa recebe a mensagem "You are now riding with: P Lamy".
Caso Barbosa se tenha enganado na selecção do colega de equipa a substituir, basta-lhe carregar novamente na tecla pré-definida para o modo Passenger, receber a mensagem "You are no longer riding with: xxx" e, fazer a selecção correcta.
Com a selecção correcta feita, no canal de TS, Barbosa anuncia a Lamy, que está pronto para a troca de piloto.
Na volta de entrada na box de Lamy, Barbosa carrega no botão "Race" e, passa a passageiro efectivo de Lamy.
Nessa altura, Lamy faz um pedido de paragem na box (convém ter uma tecla/botão configurado para isso).
Antes de Lamy cruzar a linha de inicio de box, deve aceder ao menu de box e, na linha adicional com indicação do Passageiro, seleccionar o nome de J Barbosa, como o piloto que o irá substituir, bem como o serviço de box pretendido.
Caso a selecção de Passageiro seja feita na via de Box, ela não será efectuada pelo rFactor.
3. Paragem na boxSe, o procedimento anterior foi corecto, a mudança de piloto é automática e, ocorrerá após o serviço programado para a box.
Lamy, terá a informação adicional: "
You Lose Control In:"
Barbosa, terá a informação: "
You Gain Control In:"
No final da contagem decrescente, Barbosa passa a ter o control da viatura e, a mudança de piloto efectuada com sucesso.
Com o seu turno cumprido, Lamy sai do servidor, configurando a sua ligação para o modo Espectador, para assim re-aceder ao servidor, para efectuar novo turno de pilotagem, repetindo o processo efectuado por J. Barbosa.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Baseado no manual Driver Swap de www.endurance-rfactor.fr e da Ligue Tourisme & GT