Não é no rFactor mas é noutro grande Simulador, de duas rodas.
O SBK'09 - Superbike World Championship traz nao só a pista de Portimao AO DETALHE com também todas as equipas, restantes circuitos e pilotos de....2009. Pois é...à 5ª prova este revela-se com um dos únicos, senão o único Simulador a recriar a temporada do presente ano, ainda sem sequer ter chegado a 1/4 de temporada real decorrida.
Posso dizer-vos que o jogo em termos de 'vida' no pitlane é do melhor que vi até hoje. Passo a descrever alguns pontos chave do mais recente SIM de motos (sim é SIM!):
1º - Mal entramos no jogo o Main Menu é nada mais nada menos que o Paddock. Lá temos toda a animaçao da organização, como a nossa moto, produtos de sponsors, som, pessoal a andar no paddock, etc.
2º - Quando entramos em Single Player, escolhemos o tipo de jogo (Quick Race, Testing, Race Weekend ou Championship).
3º - Daí seguimos do Paddock para a Box (vejam o pormenor...). Na box temos um staff de 4 pessoas, cada uma na sua área (Eng. de Pista, Crew Chief, Mechanic, Assistant).
4º - A imagem é sempre do interior da Box 'al revés' - ou seja ao contrário. Moto nos cavaletes, mantas colocadas nos pneus, piloto sentado com o seu Eng., e restante staff a trabalhar na box.
5º - Se queremos alguma modificação, que n seja uma directamente efectuada num setup completíssimo com tudo o que realmente se pode mudar uma moto de SBK. Ou podemos seguir o Eng. e alterar a moto através de um diálogo de múltipla escolha. Aqui está a chave... Quem não sabe/quer/pode acertar a moto, ele ajuda nos diversos passos sempre num diálogo de acordo com a prestação no momento.
6º - Trabalhamos com o Eng. um acerto capaz de enfrentar o momento/sessão. Podemos salvar o setup desenvolvido em conjunto. Podemos sempre seguir o acerto manual da moto. Muito técnico e carente de conhecimento.
7º - Decorrem todas as sessões do fim-de-semana oficial de corridas, temos a chance de acabar a volta mesmo passando na linha de meta a 1 segundo de acabar a sessao a decorrer.
8º - Qualquer acerto na moto retira o respectivo tempo de execução no relógio oficial da sessão (mto à semelhança do RBR nas Assistências)
9º - Temos INÚMERAS hipóteses para acertar o modo de jogo de acordo com os comandos, experiência, etc. Podemos escolher até ao modo de jogo Real em termos de Oponentes, que é mto forte e bom (Fiz um fds de corrida em PTM e ficámos 16 gajos no mesmo segundo).
10º - Podemos salvar o progresso de um fds ou corrida de campeonato.
11º - Mesmo na versão 'alternativa' podemos jogar online. Basta para isso ter uma conta no Ga....me...s...p...y...ar...cad...e. (não digam nada disto ao Mr. Burns LOL)
12º - Portimão...Meus amigos...O facto é que estou estoirado de andar lá já. Já dei umas 800 voltas em diversas motos e n me canso. Aquilo está...genial....Oxalá saia em breve a versão para o rFactor.
13º - O jogo saiu na sexta passada para PC, tem 2.72GB e há bastantes fontes disponíveis 'por aí'....
14º - Jogo com teclas e passo as minhas definições a quem quiser. Dá na boa...
NDR: Em breve posto mais pics de mais 'rambóia' na Mexelhoeira....LOL