R4 simracing
Maio 05, 2024, 12:36:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:
 
   Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Setup's - Dúvidas & Ajuda  (Lida 21117 vezes)
luis
Administrator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 5,202



« em: Janeiro 31, 2009, 22:41:26 »



>Introdução aos Setup e ao Motec

Tens dúvidas ou precisas de ajuda?

Os Engenheiros (.....ou quem souber.... Grin) estão prontos para ajudar.

Registado

ACaetano
Visitante
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2009, 22:49:03 »

Aí está... enjoy!  Wink
« Última modificação: Janeiro 31, 2009, 23:52:24 por ACaetano » Registado
Carlos Costa
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,882



« Responder #2 em: Janeiro 31, 2009, 22:51:12 »

Ai ai Alex...
Registado


tiago.rodrigues
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 748



« Responder #3 em: Janeiro 31, 2009, 23:09:03 »

Agora é que o CC tá lixado Lingua


Bom guia para iniciados, e não só.  Wink
Registado


louro
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 498



« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2009, 00:11:12 »

"Power: O power o que faz é por as rodas do eixo posterior a rodar o mesmo em aceleração. Se usarem 100% e depois 0% vão ver que o carro com 100% vai fugir mais de frente do que o normal. Nunca uso mais do que 30%."

Tinha precisamente a ideia contrária e que tinha lido noutros sitios.
+ Power = carro fugir de tras em aceleração à saida da curva por exemplo.
- Power = perda de motricidade

Quem desempata?

Muitos parabéns por esta iniciativa Alexandre  Wink


p.s. ele só faz isto para ver se alguém o apanha que o tipo ja nem tem gozo. É este o Garrido que agora tem também uma escola  Grin
« Última modificação: Fevereiro 01, 2009, 00:14:09 por louro » Registado



Nelson Lira
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 328



« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2009, 00:24:36 »


 Eu não tenho a experiência e o andamento que vocês têm. Mas num dos documentos que tenho sobre setups, diz o seguinte:


 Um valor alto de power resultará numa melhor tracção nas saídas de curvas, mas com tendência de sair de frente

 Um valor mais baixo de power resultará numa pior tracção nas saídas das curvas, mas com tendência de sair de traseira.


 Esta Oficina foi uma boa iniciativa.

Registado

ACaetano
Visitante
« Responder #6 em: Fevereiro 01, 2009, 00:50:45 »

É um facto. Pode estar ao contrário... Maasss... É testar.  Rolar os olhos


 Eu não tenho a experiência e o andamento que vocês têm. Mas num dos documentos que tenho sobre setups, diz o seguinte:


 Um valor alto de power resultará numa melhor tracção nas saídas de curvas, mas com tendência de sair de frente

 Um valor mais baixo de power resultará numa pior tracção nas saídas das curvas, mas com tendência de sair de traseira.


 Esta Oficina foi uma boa iniciativa.


Registado
luis
Administrator
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 5,202



« Responder #7 em: Fevereiro 01, 2009, 04:37:59 »

"Power: O power o que faz é por as rodas do eixo posterior a rodar o mesmo em aceleração. Se usarem 100% e depois 0% vão ver que o carro com 100% vai fugir mais de frente do que o normal. Nunca uso mais do que 30%."

Tinha precisamente a ideia contrária e que tinha lido noutros sitios.
+ Power = carro fugir de tras em aceleração à saida da curva por exemplo.
- Power = perda de motricidade


De uma maneira geral, ambos têm  razão, dependendo do tipo de tracção do carro.

Num tracção à frente, acontece o que está descrito no manual do Tampax  Lingua Lingua Lingua, num tracção atrás, o que o Louro descreve.

Num carro de tracção às 4 rodas, como, ainda existe mais um diferencial envolvido, muito do comportamento, depende do mapeamento do diferencial central.

Falta especificar essa diferença ....e mais algumas......

Um diferencial, através de engrenagens, faz com que, a roda do interior da curva, como tem uma distancia menor a percorrer, faça uma rotação inferior, de modo a que a estabilidade seja maior.

Num kart, por exemplo, como estamos a falar de transmissão através de um eixo rígido, a rotação de ambas as rodas é sempre igual, o que lhes prova um comportamento bastante próprio.

Nos automóveis com diferencial, os problemas surgem quando uma das rodas perde tracção. Nessas situações, toda a potência "foge" por aí, originando percas de tracção.

Por isso, existe o Lock, também conhecido como autoblocante ou, neste caso , como Power e, que actua apenas, em aceleração.

O que este sistema, normalmente mecânico faz, é limitar essa perca de tracção, por uma das rodas, ao manter um nivel minimo de potencia por roda. Esse valor, é o defenido no Power.

Quanto mais alto, maior é o minimo de força constante aplicada nesse eixo e, por consequência, maiores são as acções do acelerador excessivo sobre o comportamento de um carro: sobreviragem num tracção atrás e, subviragem, num tracção à frente.

Como o Power é uma constante, não actuando só quando falta tracção, o diferencial de rotação da roda interior, para a exterior,  será tanto menor, quanto maior for esse valor, com influencia directa e permanente, no tipo de reacção que se pretende do carro à acção do acelerador.

Se, o Power, actua nas acelerações, o Coast actua de igual forma, nas desacelerações/travagens. Quanto maior o valor, neste caso, maior é a acção "estabilizadora", embora, nem sempre, isso seja o desejável, como é o caso dos tracção atrás, com motor à frente ou central.

Tenham em atenção que, o tipo de valores que se utiliza num tracção atrás são normalmente diferentes, do tipo de valores , que se usam num tracção à frente.

Tenham também em atenção, que a afinação de um automóvel, é um conjunto de compromissos para um fim, em que todas as opções dependem de outra opção......do circuito....das condições.....do tipo de pilotagem e, da duração de cada prova.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2009, 04:42:25 por luis » Registado

louro
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 498



« Responder #8 em: Fevereiro 01, 2009, 05:03:58 »

Eu como só tenho experiência em tracção traseira, era a ideia que tinha.

Olha que porra, afinal de contas andamos a ensinar mais coisas ao tampas ? bah  Grin
Registado



ACaetano
Visitante
« Responder #9 em: Fevereiro 01, 2009, 11:12:02 »

É sinal que não era assim tão preciso...  Rolar os olhos
Registado
João Torres
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 413



WWW
« Responder #10 em: Fevereiro 02, 2009, 16:41:12 »

AC és GRANDEEEEEEEE!!!  Contente

Eu já tinha bem presente as "coisas" e o que cada uma delas (+ ó menos  Grin) fazia....o meu problema é mesmo o tempo......treinar é "grupo", praticamente só me sento na minha Playseat uns minutos antes da prova......por isso já tão a ver o porquê do meu andamento LENTICISSIMO....... Grin Grin Grin Grin

Parabéns mais uma vez......pela excelente iniciativa!!!

Abraço
Registado

Vitor Barreto
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 38



« Responder #11 em: Fevereiro 02, 2009, 22:27:16 »

Excelente trabalho.  Sorridente
Registado

João Rodrigues
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 211



WWW
« Responder #12 em: Fevereiro 03, 2009, 00:22:00 »

O Caetano escreveu tudo ao contrário para enganar o pessoal e ganhar todas as provas  Grin Grin Grin Grin
Registado



Know your limits, then break 'em
ACaetano
Visitante
« Responder #13 em: Fevereiro 03, 2009, 01:03:02 »

bruxo  Grin

O Caetano escreveu tudo ao contrário para enganar o pessoal e ganhar todas as provas  Grin Grin Grin Grin
Registado
Pedro Miguel
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 236


« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2009, 01:22:02 »

O segredo é a alma do negócio!
Registado



Pedro Miguel
Virtual-Games.com Racing Team
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2015, Simple Machines XHTML 1.0 válido! CSS válido!