"Power: O power o que faz é por as rodas do eixo posterior a rodar o mesmo em aceleração. Se usarem 100% e depois 0% vão ver que o carro com 100% vai fugir mais de frente do que o normal. Nunca uso mais do que 30%."
Tinha precisamente a ideia contrária e que tinha lido noutros sitios.
+ Power = carro fugir de tras em aceleração à saida da curva por exemplo.
- Power = perda de motricidade
De uma maneira geral, ambos têm razão, dependendo do tipo de tracção do carro.
Num tracção à frente, acontece o que está descrito no manual do Tampax
, num tracção atrás, o que o Louro descreve.
Num carro de tracção às 4 rodas, como, ainda existe mais um diferencial envolvido, muito do comportamento, depende do mapeamento do diferencial central.
Falta especificar essa diferença ....e mais algumas......
Um diferencial, através de engrenagens, faz com que, a roda do interior da curva, como tem uma distancia menor a percorrer, faça uma rotação inferior, de modo a que a estabilidade seja maior.
Num kart, por exemplo, como estamos a falar de transmissão através de um eixo rígido, a rotação de ambas as rodas é sempre igual, o que lhes prova um comportamento bastante próprio.
Nos automóveis com diferencial, os problemas surgem quando uma das rodas perde tracção. Nessas situações, toda a potência "foge" por aí, originando percas de tracção.
Por isso, existe o Lock, também conhecido como autoblocante ou, neste caso , como Power e, que actua apenas, em aceleração.
O que este sistema, normalmente mecânico faz, é limitar essa perca de tracção, por uma das rodas, ao manter um nivel minimo de potencia por roda. Esse valor, é o defenido no Power.
Quanto mais alto, maior é o minimo de força constante aplicada nesse eixo e, por consequência, maiores são as acções do acelerador excessivo sobre o comportamento de um carro: sobreviragem num tracção atrás e, subviragem, num tracção à frente.
Como o Power é uma constante, não actuando só quando falta tracção, o diferencial de rotação da roda interior, para a exterior, será tanto menor, quanto maior for esse valor, com influencia directa e permanente, no tipo de reacção que se pretende do carro à acção do acelerador.
Se, o Power, actua nas acelerações, o Coast actua de igual forma, nas desacelerações/travagens. Quanto maior o valor, neste caso, maior é a acção "estabilizadora", embora, nem sempre, isso seja o desejável, como é o caso dos tracção atrás, com motor à frente ou central.
Tenham em atenção que, o tipo de valores que se utiliza num tracção atrás são normalmente diferentes, do tipo de valores , que se usam num tracção à frente.
Tenham também em atenção, que a afinação de um automóvel, é um conjunto de compromissos para um fim, em que todas as opções dependem de outra opção......do circuito....das condições.....do tipo de pilotagem e, da duração de cada prova.