Ontem não estava com cabeça para conduzir e acabei por não aparecer...

Já vi que a corrida foi animada, com muitas incidências, e alguns pilotos insatisfeitos com o comportamento de outros...
Do que li aqui ocorre-me dizer o seguinte:
- a organização não tem qualquer responsabilidade ou controlo sobre os pilotos que participam nas fun races. A organização considera todos bem vindos, desde que participem com respeito e consideração por todos os outros intervenientes nas corridas. É também aconselhável que conheçam minimamente os circuitos e saibam conduzir na proximidade de outros carros sem os prejudicar;
- se houve comportamentos por parte de alguns pilotos que tenham prejudicado outros, o que posso assegurar é que nos campeonatos a organização estará muito atenta a situações que considere inadmissíveis. Para além da possibilidade reservada a todos os participantes de apresentarem protestos, o CAD irá ver com especial atenção o início de cada prova e poderá aplicar penalizações, sempre que verifique comportamentos anti-desportivos, e independentemente da apresentação de qualquer protesto (sobre este assunto é aconselhável a leitura dos pontos 5.2 a 5.4 do regulamento);
- quanto ao circuito de Charade, ainda não tive oportunidade de testar a versão 2006. A organização dos campeonatos irá fazê-lo e, caso entenda preferível, adoptará esta versão.
- No entanto, é importante que fique claro para todos os pilotos que, se um circuito tem poucos pontos onde seja possível ultrapassar, se é estreito, só têm é que lidar com isso. Se um piloto não consegue ultrapassar outro de forma limpa, não ultrapasse. Se o conseguir fazer, melhor. O que não é compreensível é um piloto mais rápido eventualmente queixar-se de outro, que seja mais lento, por este não lhe facilitar a passagem. As corridas são mesmo assim. Estive no fim de semana passado a correr no Nurburgring Nordschleife, e por vezes tive que aguardar quase uma volta inteira (20km!!!) até chegar à grande recta, onde era seguro ultrapassar. E não me queixei que o piloto que seguia à minha frente não me deixava passar. As corridas são assim, a competição é assim.
- Por exemplo, nos campeonatos vamos correr no Mónaco, onde é praticamente impossível ultrapassar. O circuito é estreito, é sinuoso, e não é por ser difícil ultrapassar que o vamos tirar do calendário. Os pilotos é que têm que se adaptar às exigências e dificuldades colocadas por cada circuito, e não o contrário.
Com estes comentários não me estou a dirigir a ninguém em particular, quero apenas esclarecer algumas das questões que foram levantadas após esta corrida.
Um abraço a todos!