R4 simracing
Maio 01, 2024, 08:59:58 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:
 
   Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de como Travar  (Lida 12077 vezes)
martimsilva
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 109


« em: Dezembro 16, 2009, 11:49:12 »

Boas!

Encontrei um toturial de como travar: http://www.nogripracing.com/forum/showthread.php?t=16021

Provavelmente já muitos conhecem. Mesmo depois de ler, continuei com algumas dúvidas, pois o tutorial é muito teórico.

Pelos replays que vejo nas curvas mais dificeis, por exemplo T1 de interlagos ou a última curva da próxima corrida no Bahrain, vejo o pessoal a travar na placa de 50, onde eu travo +- em cima da placa 100.

No tutorial, diz para ganhar força de travagem progressivamente. Como é isto possível se vocês já travam em cima da curva??

Se puderem dar umas luzes, agradeço...

Abraço
Registado



Carlos Costa
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,882



« Responder #1 em: Dezembro 16, 2009, 12:01:58 »

Lá porque vês pessoal a travar na placa dos 50, não quer dizer que se deva travar na placa dos 50... Travar tarde nem sempre compensa, pois forças mais os pneus, e ficas com o carro mais instável a meio e à saída da curva, e provavelmente acabas por sair da curva mais lento.

É a minha opinião.
Registado


martimsilva
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 109


« Responder #2 em: Dezembro 16, 2009, 12:25:55 »

Obrigado CC, claro isso tem lógica, mas:

A minha dúvida é a seguinte: Após uma grande recta como essa,  qdo chego ao ponto de travagem, travo a fundo (e de repente) e qdo começo a perder velocidade e os pneus a perder tracção começo a largar um pouco, aí se precisar de mais um pouco de travagem dou um toquezinho mais fundo.

Está correcto isto? ou qdo se pressiona pela primeira vez não se deve ser tão "bruto"?
Registado



Carlos Costa
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,882



« Responder #3 em: Dezembro 16, 2009, 12:42:43 »

Eu acho que isso é a gosto, mas eu faço o mesmo que tu.
Registado


tiago.rodrigues
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 748



« Responder #4 em: Dezembro 16, 2009, 15:10:24 »

Eu acho que isso é a gosto, mas eu faço o mesmo que tu.

Igual aqui Lingua

A 1ª travagem é sempre forte e depois é dosear conforme for preciso Wink
Registado


martimsilva
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 109


« Responder #5 em: Dezembro 16, 2009, 15:14:31 »

ok, obrigado...já tirei a minha dúvida dúvida.

À que continuar a testar e treinar... Indeciso
Registado



Rui Paiva
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 909



« Responder #6 em: Dezembro 16, 2009, 19:16:26 »

Gosto ou nao, eu se travar para alem da dos 100 m já nao dou a curva, isto com o travao a fundo e reduçoes....por isso não é retardamento ou adiantamento da travagem....Existe maneira de melhorar a travagem tendo até uma travagem mais tarde e segura... A diferença está é no Setup, que alguns sabem fazer e outros não...
E aqui não é o sitio mais certo para perguntar isso pois "o segredo é a alma do negócio".....  Lingua 

Tambem gostaria de saber como os "eles" fazem, mas enquanto não sei tenho que ir travando ca para trás!!!  Triste
Registado


Carlos Costa
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,882



« Responder #7 em: Dezembro 16, 2009, 20:21:06 »

Experimenta não travar a fundo sempre... E reduzir as mudanças em alta não é necessariamente o melhor para a travagem. Depende do carro.
Registado


martimsilva
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 109


« Responder #8 em: Dezembro 17, 2009, 11:20:32 »

Eu sei Rui...mas não custa tentar.

Vim para aqui colocar esta questão pq li aquele tutorial, que não me importei de partilhar, mas a questão do travar suave pareceu-me contra-natura....um gajo quer é travar.  Grin

Mesmo sem abrir o jogo todo, o que interessa é que ganhei algum conhecimento..

Obrigado pela ajuda!


Registado



Daniel Gaspar
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 173


« Responder #9 em: Dezembro 17, 2009, 14:29:20 »

Boas...
Este ponto é interessante!! Só há pouco tempo o comecei a fazer e faz toda a diferença.

3) Tire wear. As the tires wear out, you'll need to go towards the rear end in the bias a bit.

I cannot emphasize on this enough: learn to adjust the brake bias while driving. Try to make it a routine to pay a little attention to the brake balance every few laps and always right after pitting.

D
Registado
tiago.rodrigues
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 748



« Responder #10 em: Dezembro 17, 2009, 14:34:18 »

Boas...
Este ponto é interessante!! Só há pouco tempo o comecei a fazer e faz toda a diferença.

3) Tire wear. As the tires wear out, you'll need to go towards the rear end in the bias a bit.

I cannot emphasize on this enough: learn to adjust the brake bias while driving. Try to make it a routine to pay a little attention to the brake balance every few laps and always right after pitting.

D

Bem visto Daniel. Falando por mim, por exemplo, se começava uma prova com a travagem 58-42 e naquelas 4/5 voltas antes da paragem, se tivesse dificuldades em travagem, o brake bias já devia estar nos 56-44 mais coisa menos coisa...
Registado


tiago.rodrigues
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 748



« Responder #11 em: Dezembro 17, 2009, 14:38:25 »

Eu sei Rui...mas não custa tentar.
Vim para aqui colocar esta questão pq li aquele tutorial, que não me importei de partilhar, mas a questão do travar suave pareceu-me contra-natura....um gajo quer é travar.  Grin
Mesmo sem abrir o jogo todo, o que interessa é que ganhei algum conhecimento..
Obrigado pela ajuda!

Martim, da minha parte tás à vontade para perguntares o que quiseres...
Agora o ser a pessoa ideal para explicações, isso é que já não garanto. Há muita gente com bem mais rodagem e andamento do que eu ehehehh
Registado


Carlos Costa
Hero Member
*****
Offline Offline

Mensagens: 1,882



« Responder #12 em: Dezembro 17, 2009, 14:48:59 »

Eu sou diferente... Lingua

Se começar com por exemplo 55:45 o mais certo é antes da paragem, a mudar é para mais... tipo 56:44.

Mas muito raramente mudo o Bias em prova.
Registado


martimsilva
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 109


« Responder #13 em: Dezembro 17, 2009, 16:00:58 »

Obrigado pela disponibilidade!
 
A questão do BIAS é outra questão que fiquei confuso e que tenho que testar mais para à frente.

Qto menos pneu, mais o carro se torna oversteer. Logo pensei que se devia ir "puxando" o bias para a frente. Mas teoricamente: A razão pq se deve puxar para trás é pq os pneus da frente já não devem suportar a travagem da mesma forma acabando por perder aderência na travagem, daí ser necessário "puxar" para trás para que os pneus de trás ajudem mais.

Mas para quem anda a fazer powerslides, provavelmente será melhor não mexer mt...

Neste caso será mesmo uma questão de...gosto heheh
Registado



Páginas: [1]
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2015, Simple Machines XHTML 1.0 válido! CSS válido!