Ora vamos lá ao resumo da minha primeira prova "a sério" no Simracing:
Arrancamos para a volta de lançamento, e 10 segundos depois acabou...

Pronto, já está, é só isto que tenho para contar

, um bom dia para todos.

Agora a sério, a minha prova foi um misto de F**a à coelho e uma bela partida de bilhar.
Passo a explicar:
F**a à coelho porque porque só tive tempo de dizer: "está a ser bom, não FOI ?" e já estava sem um pneu

.
Depois lá me arrastei pela pista a tentar chegar à box, mas nos SS no inicio da descida, o carro não virou para a esquerda e grande solha nos pneus e no muro

Resultado, lá foi o outro pneu e fiquei sem qualquer hipótese de controlar a direcção em que o carro seguia.
Felizmente, os muros faziam a sua função ( e eu que não gostava nada dos muros até essa altura

) e mantinham-me o carro mais ou menos em pista. Era como jogar bilhar, tabela aqui, tabela ali e lá fui levando o carro ao longo da pista, lambendo tudo o que eram placas de publicidade colocadas na relva

O que eu me ria por aquela recta fora! Mas depois lembrei-me: "espera aí, no fundo da recta acabam os muros, aparece a gravilha, tens ainda 3 curvas apertadas até chegar à entrada das boxes, está lá uma barreira de pneus, alerta, alerta, alerta........" Pumba pela gravilha fora até parar. Depois foi só esperar que o motor aquecesse até partir, que o carro nem se mexia

Foi pena o que aconteceu na volta de aquecimento, porque SINTO QUE ESTAVA COM ANDAMENTO para eu próprio desfazer o carro mais à frente

O Carlos Barbosa já falou comigo e está tudo na boa, não fiquei chateado com a situação e são os problemas que podem surgir devido à falta de experiencia. De certeza, que sirvou de lição aos dois e já não volta a acontecer. Para mim ainda é muito complicado preocupar-me com o carro da frente, com o de trás, com o meu, com o meu colega, com a troca de pilotos, etc, e o mesmo se deve passar com ele. Enquanto não criarmos automatismos e não deixarmos de pensar naquilo que temos que fazer, vai ser muito complicado terminar uma prova.
E isso só se consegue com treino e experiencia ganha em corrida. É por isso que eu compreendo o que se passou e espero que o mesmo se passe com todos, se eu algum dia vos estragar a corrida. É muito chato, mas tenham calma e não vale a pena chatearem-se.
O mais chato nisto tudo é que nestas provas, um erro nosso ou causado por outro piloto, pode levar ao fim da nossa prova e do nosso colega de equipa, que ainda nem fez o gosto ao pé.
Pela minha parte, o que eu quero é divertir-me e tentar não estragar a prova a ninguém. Neste momento, as minha expectativas são só estas. Fazer a corrida no meu ritmo e entregar o carro em condições e não atrapalhar muito os outros.
Mas quando começar a disputar os primeiros lugares, que ninguém me toque

, mas isso se calhar já sou eu a sonhar e nessa altura os simuladores já são em 3D ou com capacetes de realidade virtual, lá para 2030 ou 40.
Parabéns aos vencedores e a todos que conseguiram sobreviver a estas 2 horas.
Siga então para Adelaide, que pelo que ouvi dizer também não vai ser nada fácil!
Abraço,
Jorge Lobato