R4 simracing
Junho 17, 2026, 16:40:29 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: FPAV(?)  (Lida 14905 vezes)
Tiago Nunes
Sr. Member

« em: Abril 11, 2009, 14:53:56 »

Boas

Bem sei que ando nisto ha 3 dias e que a ideia nao é nova. Mas...apeteceu-me falar disso:

Actualmente em Portugal, segundo sei, existem 3 comunidades de simracing (r4, srp e ptsims)...estou correcto, suponho

Tambem reparei que somos meia duzia de pilotos virtuais (uns que? 100, 200 no activo). E reparei tambem que nas 3 comunidades os pilotos sao mais ou menos os mesmos. Certo?
Tambem me quer parecer que as comunidades foram surgindo com "dissidentes" uns dos outros, mas isto acho que sao peanuts.

Tambem me quer parecer, que cada comunidade tem mais know-how em determinado tipo de campeonatos (uns mais nos turismos, outros nos classicos, etc)

E que tal, a malta juntar-se toda e formar uma especie de fpav? (federação portuguesa de automobilismo virtual)

A esta hora ja´deve haver por ai ums "lols" Lingua

Digo isto porquê?

Bem, penso que fosse mais simples para todos, nao ter que andar a saltar de comunidade em comunidade, tinhamos tudo no mesmo sitio, campeonatos mais populados e competitivos, com provas sempre a acontecer. Porquê? Se calhar ja estou a pensar demasiado alto, mas se ha profissionais do pro evolution soccer e do fifa, que ganham mais de 5 mil euros por mes, têm profissao reconhecida como "pro-gamers", descontam para o IRS e segurança social, porque nao havemos de ter profissionais do Simracing em Portugal?

Talvez com apenas uma comunidade fosse mais simples arranjar bons sponsors para os campeonatos, criar um sistema de transimissoes em directo (ha jogos de PES transmitidos em canais de TVCabo por ai fora...e se sao transmitidos é porque ha quem veja). E no simracing tambem pode haver audiência...ainda no outro dia vi uma transmissao de um campeonato de F1 lá fora, e aquilo era qualquer coisa do outro mundo.

Já imaginaram o que era ter o Vodafone Rally de Portugal Virtual? Um campeonato de GT's patrocinado pela Galp? As equipas com verdadeiros sponsors? Ainda ha uns tempos falei com alguem, que mesmo estando totalmente fora do que é o simracing, se mostrou aberto a patrocinar uma equipa...talvez com um projecto de grande envergadura, os valores pudessem ser outros. Um prize money simpatico para vencedores? Quem sabe? Ordenados...bem, talvez nao, mas acredito que um dia possam haver em Portugal profissionais do Simracing.

Mesmo a nivel internacional, talvez pudesse haver algum dialogo entre comunidades que nao me parece que sejam assim tantas como isso e criar uma especie de FIAV, havendo depois os campeonatos nacionais de cada pais e os mundiais para os melhores, tal como acontece na realidade.

Talvez isto nao seja algo que se consiga fazer de um dia para o outro, mas com algum tempo, talvez as coisas pudessem caminhar nessa direcção.

Bem, a todos os que leram ate aqui...os meus parabens! lol (eu acho que nao teria lido tanto texto)...mas deixo o repto...aos admins das comunidades, pensem nisso, afinal mesmo tendo em conta que as comunidades acabaram por surgir a partir umas das outras, penso que somos todos adultos crescidos (a maioria bem mais velha que eu) e o dialogo nao deverá ser dificil de alcançar!
Registado
Ricardo Rodrigues
Full Member

« Responder #1 em: Abril 11, 2009, 19:12:20 »

Partilho da tua opinião.
Eu pessoalmente acho que as comunidades Simracing portuguesas deviam unir esforços, colaborarem, interagirem. Num país pequeno como é o nosso, com poucos habitantes, uma comunidade Simracing que mesmo a nível global também não é muito grande em comparação com a malta dos "joguinhos" tipo CS, PES, etc... , e em Portugal ainda é menor, posto isto, acho que não se justifica andar tudo de candeias às avessas e cada um ter a sua "tasca".
Na minha opinião, e coloco aqui o dedo na ferida, a comunidade nacional era um pouco diferente quando não havia esta dispersão que há hoje. Nos idos tempos em que os campeonatos estavam todos concentrados no mesmo espaço.

Já somos tão poucos, não há necessidade nenhuma de haver campeonatos para meia dúzia de "gatos pingados" dali, outros campeonatos do mesmo género para os "gatos pingados" d'acolá, etc. Acho que os admins deviam unificar esforços, como já disse. Se o caminho que querem continua a passar por cada um ter o seu espaço, muito bem, isso não é impeditivo do resto. A ideia seria mais ou menos do género, e dou um exemplo, o PTSims, a R4, o SRP e a ORW reuniam-se (TS, MSN, seja o que for...), debatiam entre si sobre os campeonatos qualquer coisa do tipo "a R4 organiza campeonato de GT's e rali; o SRP Fórmula 1; o PTSims fica com os turismos; ORW endurance" e por aí fora (são só meros exemplos). E divulgavam-se mutuamente, não só os campeonatos a haver bem como os relatórios das corridas, replays, etc...
Isto é consensual a outro colega com quem também discuti o assunto, e uma coisa importante que poderia (deveria a meu ver) advir disto tudo, e que a haver este consílio era determinar o campeão nacional de ralis, o campeão nacional de GT's, turismos, etc. E aqui entra a Federação! Na França penso que existe mesmo uma federação.

Uma ideia meia moribunda que tive também aqui há tempos (isto já é um bocado off-topic) era a de criação de divisões para cada "modalidade". Por exemplo uma 2ª divisão de turismos, com carros mais fracos que os S2000 do WTCC e STCC. Isto é tecnicamente possível e viável a meu ver. Uma espécie de modo carreira. Tem é de ser bem estudado e alicerçado.
Registado

louro
Sr. Member

« Responder #2 em: Abril 11, 2009, 19:17:28 »

A questão não é nada nova Tiago, e eu partilho precisamente da mesma opinião do que tu, e até já discuti e defendi a ideia um par de vezes.

No início começou por ser apenas uma comunidade e ao longo do tempo esta foi-se dispersando em algumas novas já que as pessoas com vontade de fazer algo pelo simracing tinham pontos de vista e objectivos diferentes.

Neste momento, na minha opinião, as comunidades existentes (falo das principais) já estão demasiado desenvolvidas para haver qualquer espécie de fusão entre elas para além das diferenças "ideológicas". E mesmo se olharmos para os campeonatos vemos que têm praticamente todos os campeonatos completos e isso quer dizer que há pessoas para tanta comunidade.

Isto não vai no sentido oposto da ideia da federação. Isso seria uma excelente ideia, onde seria criado com comparticipação dos vários organizadores com vista principalmente a Portugal ter uma "cara" para, por exemplo, organizar equipas nacionais para participar em eventos estrangeiros e divulgar o simracing nacional (dentro de portas).
Seria esta federação que tinha um portal com a junção de todos os anúncios dos campeonatos, e tudo o resto de mantinha.

Mas para isso é preciso vontade e ter os objectivos bem delineados e estar tanta gente de acordo acaba por ser complicado.

« Última modificação: Abril 11, 2009, 19:24:58 por louro » Registado

Ricardo Rodrigues
Full Member

« Responder #3 em: Abril 11, 2009, 19:25:15 »

...organizar equipas nacionais para participar em eventos estrangeiros e divulgar o simracing nacional (dentro de portas).
Ora aí está mais uma excelente ideia! Wink
Registado

Tiago Nunes
Sr. Member

« Responder #4 em: Abril 11, 2009, 20:47:08 »

Efectivamente boa parte dos campeonatos estarao preenchidos...mas provavelmente, quem anda nuns, anda noutros!

Pelo menos eu vou a qualquer das comunidades e vejo basicamente as mesmas equipas

Talvez sim, já estejam demasiado implementadas para se mudar tudo de uma vez...mas tambem ha por ai muitas empresas que estao bem implementadas no mercado, cada uma com o seu nome e que acabam por se fundir. Mesmo sem nenhuma delas estar falida.

Penso que é uma ideia que tem pernas para andar. Afinal de contas, temos umas 5 ou 6 pessoas apenas (lideres das comunidades, digamos assim) que podem sentar-se á mesa e conversas (eu ate pago os whiskys).

Talvez já nao na nossa geração, mas nao me importaria de um dia ter um filho profissional do simracing, com um volante de assinatura, tal como tem aquele fatality do counter strike.

Até nem ficava nada mal...Logitech G30 Nunes Contente
Registado
Ricardo Rodrigues
Full Member

« Responder #5 em: Abril 11, 2009, 21:06:59 »

A ideia dos Whisky's agrada-me. Grin

Mas a "coisa" não tem necessariamente de passar pela fusão. Pode cada um manter-se como está. Passaria era a haver uma cooperação. No caso da Federação, está viria a ser um intermediário, um elo de ligação e um órgão "legislativo" ou como lhe queiram chamar.
Um exemplo, os campeonatos da FIA. Os campeonatos da FIA são organizados/promovidos por diferentes instituições, mas estão de certa forma ligados.
Registado

vitor costa
Sr. Member

Team Manager

« Responder #6 em: Abril 12, 2009, 02:14:10 »

Ora aqui vai a minha posta de pescada  Grin Já à algum tempo que não digo nada aqui mas o tema interessa-me e por isso lá vai Labios fechados

A ideia é gira e até engraçada. Acho até que teve, tem e continuará a ter pernas para andar.

O que quero dizer com isto?
- Que a ideia de fusão é um absurdo completo. Digo isto porque os diferentes espaços não têm necessariamente os mesmos objectivos, todos eles perfeitamente lícitos. Por isso refiro-me a diferentes espaços e não a diferentes comunidades, porque acho que a comunidade é apenas uma: simracing português.
- O facto de os mesmos pilotos e equipas (a referida comunidade) participarem em diferentes espaços não tem nada de mal, antes pelo contrário, é sinal de vitalidade e interesse. Há quem defenda apenas um espaço único (e está no seu direito obviamente), mas esse não é o meu ponto de vista, até porque as formas de participação nesses espaços são diferentes.
- Eu frequento habitualmente três dos espaços que são referidos (R4, PTSIMS e SRP) e não vejo nada de mal nisso. Cada um tem e terá as vertentes que me interessam e continuarei a frequentá-los enquanto me deixarem  Grin
- Digo isto para quem desde 2005 já cá anda (e muitos andam à muito mais tempo) e já teve/tem participação como piloto e Team Manager de uma equipa em vários espaços e já viu muita coisa ser dita e redita.

Explicado o meu ponto de vista, agrada-me a ideia de existir uma federação como aglutinadora de interesses comuns, divulgação de eventos e campeonatos e até como entidade geradora/fiscalizadora de regras. Não tenho dúvidas que seria mais fácil atrair mais patrocinadores dessa forma. Tenho contudo algumas reservas que fosse possível a qualquer um dos espaços abdicar de organizar eventos em detrimento de outro. Não creio no entanto também ser impossível mas exigiria muito mais concertação e sobretudo vontade de que ela existisse.

O que quero dizer com isto no fundo? Essa federação só poderá vir a existir em Portugal de 2 formas:
- ou através de um maluco qualquer com dinheiro e tempo suficiente para tratar da burocracia toda necessária, disponibilizar os servidores de borla, etc, e o resto viria depois e por acréscimo;
- ou alguns dos responsáveis dos diferentes espaços terem vontade de criar uma plataforma comum, que disponibilizasse os servidores (e aí o custo dos mesmos era mais baixo naturalmente porque deixavam de ser precisos vários servidores para os diferentes espaços), tratando da burocracia necessária e fundando as regras do simracing português.

Por outras palavras, ou alguns se entendem para um objectivo comum, ou um dia alguém sozinho (ou acompanhado) o faz por eles e depois espera que entrem no barco.

Para quem teve paciência de ler os mues parabéns  Grin
Registado

Ricardo Rodrigues
Full Member

« Responder #7 em: Abril 12, 2009, 12:59:44 »

Mas para já para já, sem meter já uma federação à baila, e para não meter a carroça à frente dos bois, era importante que as 3/4 identidades criassem laços. Wink
Registado

Gil
Jr. Member
**

« Responder #8 em: Abril 12, 2009, 14:51:43 »

Belo tópico, com boas ideias, mas...

... não creio que sejamos todos os mesmos. Já estivemos (nos primeiros tempos do SRP), mas hoje duvido muito (e por acaso não vi nenhum Tiago Nunes inscrito no PTSims  Sorridente )
Basta pensar que, mantendo o mod igual e regras semelhantes, os pilotos que participam na R4 ou na PTsims serão, provavelmente, bastante diferentes, ainda que alguns possam ser os mesmos (o exemplo, é apenas um exemplo, podia falar na ORW ou na SRP que penso que a conclusão fosse a mesma, ainda que as razões possam nem ser iguais). Há pessoal que não participa num campeonato organizado pela R4, tal como há pessoal que não participa em algo do PTSims, e por aí adiante.... Manias, egos, chamem-lhe o que quiserem.

Por outro lado, isto agora está como está por nossa culpa (todos os pilotos virtuais por aí dispersos). Afinal, o SRP (que bem podia ser aquilo que se está a falar neste tópico) já teve esse papel, mas por ineptidão de quem manda e, sobretudo, devido à fraca comunidade que temos (eu diria que os portugueses merecem os políticos que têm...  Rolar os olhos ), não se quis pôr um travão à passividade da sua administração. Para quê ter uma federação, se a maior parte dos pilotos nada diz/faz (pensem na cisão do SRP no PTSims/ORW/etc. )?! Afinal, quando alguns pilotos se fartaram do SRP, por não se conseguir mudar nada, começaram a aparecer as comunidades "alternativas" (ainda que hoje em dia não se saiba muito bem quem é "alternativa" de quem).

Resumindo, só se irá avançar novamente para um projecto comum quando a comunidade (e aqui falo na maioria dos pilotos virtuais) assim o quiser e fizer para isso (aposto que vão ser apenas meia-dúzia de gatos pingados que irão comentar este tópico... se criassem um tópico semelhante* no SRP ou na PTSims, o resultado será semelhante também  Beijo ). Se estiverem à espera que o Filipe Galego se sente à mesa com o Artur Nunes, o Pedro Rodrigues, o Luís Dinis ou o Filipe Gonçalves (acho que é esse o nome do "AnimaL"), mais vale esperarem sentados  Indeciso

* e desafio-te a copiares o teu post para o SRP e para o PTSims  Wink
« Última modificação: Abril 12, 2009, 14:54:49 por Gil » Registado
Tiago Nunes
Sr. Member

« Responder #9 em: Abril 12, 2009, 15:00:05 »

Por acaso acordei agora precisamente a pensar em copiar o post para o srp e ptsims. Até porque a equipa da qual faço parte, está bastante ligada ao srp.

Quanto aos egos...bem...talvez os haja. Mas nao será uma situação ultrapassável? Dados os beneficios que isso traria. Lembro-me de um....partilha de recursos...Afinal, até os russos e os americanos já se sentaram à mesa para conversar

Vou entao copiar o topico para o srp e ptsims
« Última modificação: Abril 12, 2009, 15:06:58 por Tiago Nunes » Registado
João Marques
Newbie
*

« Responder #10 em: Abril 12, 2009, 18:33:04 »

Concordo com a ideia do Ricardo, porque não desenvolver um 1º troféu inter-comunidades, e a partir dessa partilha de esforços criar uma possível entidade reguladora do simracing em Portugal.

Os nosso amigos italianos já têm a sua Federação (FIPV)!

Estarei atento a este tópico, já que poderá estar aqui o futuro do simracing em Portugal. Cool
Registado

Ricardo Garrido
Sr. Member

« Responder #11 em: Abril 12, 2009, 22:22:54 »

Concordo na generalidade com todas as opiniões que aqui estão expressas. A criação de um "orgão" que faça a união entre as várias comunidades é uma inevitabilidade. Ou algo surge a partir da comunidade e/ou das pessoas que gerem as diferentes comunidades ou então será uma questão de tempo até que alguém com objectivos puramente monetários transforme o que temos agora em algo bastante aquém do que poderia ser.
Registado

Tiago Nunes
Sr. Member

« Responder #12 em: Abril 13, 2009, 01:15:00 »

É que na minha humilde opiniao até poderá reduzir custos a todos...partilha de servidores, de alojamentos na web, baixando o valor a pagar de inscriçoes, aumentando visitas no website da coisa (sponsors)...

Just another 2 cents...

Gil: Eu nao estou registado como Tiago Nunes no ptsims nem no srp, estou registado como predas Sorridente
Registado
Marco
Hero Member

« Responder #13 em: Abril 13, 2009, 09:50:25 »

eu quase q assino por baixo do que o Gil escreveu.
quase, pq ha alguns pintelhos q nao concordo.

ainda antes de existir uma federação, teriam de existir associações, pq doutra forma, a nivel legal nao é possivel criar uma federação.

uma "federaçao-ou-algo-que-se-pareça" devia ter unicamente uma funçao reguladora, e garantir que todos os campeonatos cumprissem um conjunto de regras.
como para isso era necessario o amem dos responsaveis de cada estrutura, é mais comodo sentar-se e pedir um copo, pq é coisa para demorar.

mais depressa criavam uma associaçao de pilotos que uma federaçao virtual
Registado

Filipe Galego
Full Member

« Responder #14 em: Abril 13, 2009, 14:23:59 »

Já não passava por aqui há meses por simples falta de tempo. Ora vamos lá dar mais uma achega...

O Gil já disse quase tudo.

Quem teve a melhor oportunidade para isso foi o SRP na altura em que tudo se fazia lá. Mas se tudo era feito lá para quê outra entidade?

Depois veio o PTSims como portal ligado aos simuladores que começou a organizar alguns campeonatos a pedido dos seus membros e que o fará enquanto tiver mão de obra e os campeonatos consigam suportar o servidor pois não tem outra forma de rendimento.

Em seguida a R4 distancia-se do SRP e cria o seu espaço próprio e assume-se como uma empresa.

Se no SRP temos meia dúzia que faz isto por gosto e até poderiam ajudar-se numa causa comum, provavelmente a R4 tem outros objectivos, legítimos como é óbvio, já que é uma empresa e como tal deve ter objectivos claros sobre o caminho que pretende seguir no futuro e não lhe interessa abdicar deles porque alguém acha que deve fazer isto ou aquilo.
E mesmo os outros, PTSims, SRP, ORW obviamente também têm os seus objectivos e podem preferir ir fazendo o que gostam como podem sem ninguém a dar-lhes ordens...

Há algo que parece que se esquecem... a liberdade. Qualquer um tem o direito de criar/organizar o que lhe apetecer depois se tem sucesso e se a malta lá quer participar já é  outra coisa. Mas qualquer um de nós pode lançar um servidor em casa (ou noutro sitio qualquer) e convidar a correr lá quem lhe apetecer. Ou não estamos numa democracia??

Como já disseram há meia duzia (ou pouco mais) de "macacos" que trabalham a sério para uma centena (serão tantos?) se divertirem 365 dias do ano... O que ganham os "macacos" com uma coisa destas? mais trabalho?? É lógico que não lhes interessará muito... Se calhar para os outros era bom. Só a perspectiva de mais prémios deve deixar logo muitos com um sorriso na cara, mas o trabalho acabava nos mesmo e esses já têm muito...

Continuação de boa discussão pois não sei quando voltarei a passar por aqui...
Abraços a todos Wink
Registado

Filipe Galego

Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: