Ainda que, matemáticamente, quer Rafael Lobato, quer, Celso Gomes, Fábio Assunção, Beto Belo e João Moutinho, possam ser possam ser o vencedor da F3 Worl Series, a verdade é que, atendendo às diferenãs de pontuação entre o Top 5 do campeonato, que essa luta, deve estar reservada aos dois primeiros nomes da lista, com vantagem apreciável, para R. Lobato e os trinta e oito pontos de vantagem sobre C. Gomes.
Só que, na noite da próxima terça-feira, em Suzuka, a luta não se vai resumir a quem vai vencer o F3WS ... porque, ao longo da lista de vinte e cinco pilotos classificados, existem muitos assuntos por resolver, com várias diferenças entre pilotos a estarem presas por, tã ...
A duas jornadas do final do F3 World Series, Rafael Lobato, continua a liderar, a amealhar pontos e, a posicionar-se como o mais sério candidato á vitória final, numa guerra, quase reservada, entre si e Fábio Assunção.
No Red Bull Ring, há quinze dias atrás, Fábio Assunção e Celso Gomes foram os pilotos vitoriosos, tendo a companhia de Rafael Lobato, João Moutinho, Beto Belo e Hugo Araujo acabado por cimentar ainda mais, a posição de cada um na classificação do F3WS que, curiosamente, corresponde também, salvo num dos casos, ao Top5 do campeonato.
Ainda com muito a poder acontecer, as duas corridas da próxima ter&cc ...
Depois dos espaços apertados de Montreal, o F3 World Series, já está no Red Bull Ring, na Austria, em modo de preparação para a própxima prova do campeonato, na noite da próxima terça-feira.
Na ultima jornada, no Canadá, mais uma vez, o trabalho em equipa, quer em qualificação, quer em corrida, provou a sua força, facilitando as classificações finais de Fábio Assunção, Rafael Lobato e João Moutinho, que
acabaram por ser acompanhos por Nuno Miguel Abreu e Celso Gomes, nos podium finais.
No Red Bull Ring, outrora conhecido como Österreichring e Zeltweg, o mote de todas as ...
Se, na ultima prova do F3 World Series, em Monza, João Moutinho e Rafael Lobato, dominaram tudo e todos, mostrando o quanto a colaboração em pista pode ser importante e transformar desvantagens em vantagens, conseguindo msuplantar sempre, o pelotão liderado por Ricardo Costa, já na próxima prova, no circuito Gilles Villeneuve, na ilha de Notre Dame, em Montreal, no Canada, tudo pode acontecer de maneira bem diferente.
Em Montereal, as dificuldades, surgem de um traçado não permanente, com muitas caracteristicas dos circuitos desse estilo mas, com muitas mais e, bem mais complicadas, dos traçados citadinos, tornando as duas corridas do programa, não só num desafio para a conquista de posições, mas també ...
É com apenas um ponto de diferença entre si, que Rafael Lobato e Sérgio Azevedo, vão enfrentar na noite da próxima terça-feira, a primeira Variante, a Curva Grande, a Variante della Roggia, as Curvas de Lesmo, a Curva del Serraglio, a Variante Ascari e, a Curva Parabólica, em mais duas corridas do F3 wORLD series, desta vez, na sua segunda jornada, no Circuito de Monza.
Sendo esperado, que os vencedores de Spa-Francorchamps, mantenham o ritmo que os levou ao lugar mais alto do pódium dessa prova de estreia do campeonato, convém não esquecer, que foram aconpanhados por Fábio Assunção, Beto Belo e Celso Gomes e que, qualquer um deles, mostrou capacidade e velocidade suficientes para aspirar à ...
No percurso de transição do karting para as categorias maiores dos desportos motorizados, com provas em circuitos, sejam elas em carros com rodas abertas ou fechadas, a Formula 3, está a voltar ao patamar de categoria de referência, de viveiro de futuras vedetas e de, categoria onde a dificil vida de piloto profissional, começa, verdadeiramente, a sério.
Por serem, desde a criação da Formula 3 em 1950, os "pequenos" monolugares, quando comparados com as classes seguintes de Formula 2 e Formula 1, sempre tiveram como caracteristica uma relactiva e por vezes enganadora, facilidade de pilotagem, em que a estabilidade dos chassis sempre levou vantagem sobre a potência dos motores, a pilotagem dos F3, vem obrigando todos os candidatos ao estre ...
Costuma dizer-se, que a construção de uma casa, começa nos alicerces. Do mesmo modo, no mundo real, uma carreira de piloto, principalmente dos que visam a Formula 1, começa, preferencialmente, no karting, mas, com toda a certeza, passa por formulas de promoção como a Formula 3, Formulas Renault, GP3 ou, a já extinta, Formula Master, onde a visibilidade e exigências começam a fazer a verdadeira selecção dos que vão dar que falar no futuro.
Mas, estas formulas, como a International Formula Master, tornaram-se conhecidas e apreciadas, não só por serem o viveiro dos futuros grandes nomes das pistas, seja em monopostos, GT's, Turismos ou Protótipos, mas também pela in ...
Num Formula, seja de que categoria ou nivel de potência for, tudo é mais imediato, mais rápido, mais vivo mas também, com muito menos direito a erros ou exageros.
É que, para se ser rápido, a condução "limpa" é um dever bem como o fugir de tudo o que sejam danos, num carro onde os mais infimos pormenores, podem significar a diferença entre uma vitória e....
E, se nos desportos motorizados há os pró-Turismos e pró-GT's, também há quem seja absolutamente,
pró-Formula, ou inteiramente contra ... quase sempre, antes de os testarem...e mudarem de opinião.
O caminho para o expoente máximo das corridas de monolugares, a Formula 1, é feito normalmente, por um percurso que se inicia no karting e que depois, passa por várias formulas de promoção, com diferentes niveis de exigência, até, eventualmente, ser atingido o objectivo final.
As formulas de promoção, sejam elas a GP3, Formula 3, Formula Renault 2.0 ou, a já extinta Formula Master, todas são caracterizadas por características uer de regulamento, quer de performance, quer de aspecto, baste semelhantes, encontrando-se as diferenças, principalmente, a nivel da entidade organizadora e, das competições a que servem como corrida de suporte.