align=
Notícias

MKPNews->Clássicos   
BMW M1 Procar@3-Monaco 79


Nas ruas do Mónaco

Ainda hoje, apesar de a cada ano que passa ir perdendo destaque (muito por culpa da retirada progressiva das transmissões de tv de canais de sinal livre), o Grande Prémio do Mónaco, é uma das provas mais importantes do mundial de Formula.

Desde o seu inicio como prova de automóveis, em 1929, as caracteristicas do circuito desenhado nas ruas do principado pouco se alteraram. As ruas continuam estreitas, o porto continua no mesmo sítio, tal como os hoteis e o casino ou nomes como Saint Dévote, Beau Rivage, Mirabeau, Portier e, Rascasse.

Com tanto de mística, como de dificuldade, para qualquer piloto, correr no Mónaco, é pisar solo sagrado e poder sentir-se igu ...


por luis, Quarta-feira, 12 Janeiro 2011 23:33, Comentários(0), Ler tudo
BMW M1 Procar@2-Brands Hatch


British Grand Prix, 1980

O circuito de Brands Hatch, nasceu no período pós 2ª Gerra Mundial, em terrenos que anteriormente, eram utilizados como campo de treino militar. Apesar de inicialmente os seu ocupantes terem sido as bicicletas, rápidamente, se passou às motocicletas e, finalmente aos automóveis e, à constituição de um circuito permanente.

Em 1980. Brands Hatch, recebeu o British Grand Prix de Formula 1 e, quase por acréscimo, uma etapa da BMW M1 Procar.

Num traçado que, já então, como agora, não apresentava grandes alterações em relação ao circuito GP, nascido em 1959, Carlos Reutman, conseguia aquela que seria a sua &uacu ...


por luis, Quarta-feira, 29 Dezembro 2010 04:07, Comentários(0), Ler tudo
BMW M1 Procar@1-Imola 94


Bons velhos tempos

É uma pena, que actualmente, os denominados "super-pilotos" da Formula 1, não possam competir, de forma regular, em outros campeonatos, e por à prova as suas capacidades, juntamente com pilotos de outras categorias.

Em 1979 e 1980, isso era comum e, quase obrigatório para os pilotos da Formula 1, que viam na M1 Procar, um modo de se afirmarem perante os seus pares melhor equipados em material de F1 e, assim se desforrarem com armas iguais.

Depois, ainda se juntavam à festa, uma série de pilotos permanentes (não dependentes de resultados na qualificação na prova de F1, para acederem aos BMW M1) que, não só completavam as grelhas como, disputavam de igual para i ...


por luis, Quarta-feira, 15 Dezembro 2010 01:59, Comentários(0), Ler tudo
BMW M1 Procar@0-Silverstone 79


470 cv, 9000 rpm, 311 km/h

Quando a BMW avançou para o campeonato Procar, com os M1, decidiu criar algo muito especial, com um carro já de si, muito especial.

Pegando na base do BMW M1 "de estrada", o departamento de competição da marca alemã criou um carro, ao mesmo tempo fiável, espectacular, rápido e, capaz de entusiasmar não só os espectadores, como também os pilotos, especialmente os de Formula 1.

Para isso, o motor passou a debitar 470 cv, em vez dos originais 277 cv; os travões, suspensões, caixa de velocidades, foram melhorados e adaptados para a competição e, finalmente, a aerodinámica do carro, foi revista, passando a apresentar um asecto, ...


por luis, Quarta-feira, 01 Dezembro 2010 20:00, Comentários(0), Ler tudo
BMW M1 Procar


BMW M1 Procar

Quando em 1979, a BMW avançou com a criação da série Procar, como forma de promoção da marca e do modelo M1, sabia que estava a trilhar caminhos desconhecidos mas, acreditava no sucesso e que estava a marcar o inicio de algo de inovador.

A novidade, não era o facto de se promover um Troféu monomarca.

As novidaddes, estavam nesse troféu não ser disputado com os habituais utilitários mas, com uma versão especial de um super GT com 470 cv; em ser disputado, maioritariamente, como prova de suporte a GP de Formula 1; a ter os primeiros 5 lugares da grelha de partida reservados para os 5 primeiros classificados da qualificação para a respectiva prova de f1 ( .... assim os contra ...


por luis, Quinta-feira, 25 Novembro 2010 02:49, Comentários(0), Ler tudo
GTC-TC 76@5-Le Mans


Grandes carros .... Grande pista!

Se, existe no mundo, nome de prova de automóveis, que até os "não dedicados à causa" conhecem, ela é sem dúvida Le Mans.

A importancia, a nivel mundial, das 24h de Le Mans é tal, que inclusivamente, é a única a motivar a criação de campeonatos e categorias de automóveis, de modo a ocupar carros, pilotos e equipas, no espaço que medeia a edição anual da prova de la Sharte, em França.

Criada em 1923, numa aposta clara na endurance, em detrimento da velocidade pura, tão em voga na época, as corridas no traçado não permanente de Le Mans, acabaram por conquistar tudo e todos, mesmo ...


por luis, Sexta-feira, 12 Novembro 2010 00:23, Comentários(0), Ler tudo
GTC-TC 76@4-Estoril 88


Autódromo Fernanda Pires da Silva

Nascido em 1972, no Estoril, o então único circuito permanente em território continental, viria mais tarde a assumir o nome da responsável pela sua construção, Fernanda Pires da Silva, a presidente de uma companhia de construção que, com a construção do circuito, pretendia dar o primeiro passo na edificação de uma zona habitacional nos terrenos circundantes à pista.

Com a revolução, o ainda jovem circuito foi abandonado pelos seus responsáveis, ficando sem actividades de relevo até quase ao final da década de 70 do século XX. Nessa altura, com o regresso dos seus proprietarios, o circuito recomeçou a actividade ...


por luis, Quinta-feira, 28 Outubro 2010 20:13, Comentários(0), Ler tudo
GTC-TC 76@3-Fuji 82


Fuji Speedway, 1982

O Fuji Speedway, nasceu em 1965, nas proximidades do Monte Fuji, no Japão. Pensado inicialmente como uma pista dedicada aos Stock-car americanos da série Nascar, a falta de financiamento, acabou por forçar os promotores a abandonar a ideia de um circuito com um banking e, de direccionarem o traçado para uma configuração mais "normal". Como resultado disso, a nascar não foi a Fuji  mas, a Formula um sim, com a estreia em terras japonesas em 1976.

Desde essa altura, o circuito que conheceu 4 intervenções no traçado, conseguiu afirmar-se quer nas competições japonesas, quer no FIA World Sportscar Championship, quer mais recentemente, novamente na Formula um.



por luis, Quinta-feira, 14 Outubro 2010 00:00, Comentários(0), Ler tudo
GTC-TC 76@2-Mondello Park


Historic GT & Touring Cars

Na classe GTC-TC 76, do FIA Historic Racing, encontram-se lado a lado em pista não só os "grandes" GT's construidos até 1976, como alguns dos mais importantes (historicamente falando) carros de Gr.2, participantes no antigo Europeu de Turismo.

Apesar de algo estranha, esta união, acaba por resultar em corridas animadas, com confrontos directos entre dois tipos de automóveis bem diferentes, embora com os GT, a manterem uma natural maior competitividade, principalmente quando o circuito priveligia a vertente velocidade.

Em Mondello Park, na Irlanda, num circuito de 3,5 kms, com 11 curvas e, poucas rectas dignas desse nome, quem sabe se ......


por luis, Quarta-feira, 29 Setembro 2010 22:44, Comentários(0), Ler tudo

GTC-TC 76@1-Dijon


Destino: Dijon

O Circuito de Dijon-Prenois, ficará para sempre conhecido, pelo duelo entre Gilles Villeneuve (Ferrari) e René Arnoux (Renault), no GP de França de 1979, relegando para o esquecimento, o facto histórico, de a vitória do Renault de Jean-Pierre Jabouille, ter sido a primeira de um motor equipado com turbo na F1.

Sem alterações no traçado e, sem acompanhar as exigências das mais modernas competições de desportos motorizados, o circuito de 3,8 kms, está remetido a corridas de diversos campeonatos franceses, depois de, recentemente,  também ter feito parte dos calendários do FIA GT ou DTM.

Mas, se, para umas competições o tra ...


por luis, Quarta-feira, 22 Setembro 2010 22:53, Comentários(0), Ler tudo
 1.0E+1 Páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... Último »


MKPNews ©2004-2007 mkportal.it
R4 é uma marca da Luis Paulo Dinis E.I.R.L.. Todos os direitos reservados.

MKPortal ©2003-2007 mkportal.it