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Autor Tópico: Walter Röhrl Nordschleife (Nürburgring)  (Lida 4959 vezes)
fearless
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« em: Fevereiro 08, 2009, 15:50:41 »

Deixo aqui um video do Walter Röhrl na pista de Nürburgring com um Porsche 911 GT3
Brutal....
A mostrar que ainda não perdeu o jeito, espero que gostem
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luis viveiros
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« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2009, 22:46:44 »

Nem pode perder o jeito pois ele tem uma escola de pilotagem! Wink
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juhha
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António Mascarenhas


« Responder #2 em: Fevereiro 11, 2009, 00:03:29 »

Ele andava a brincar.

Este gajo, na altura dele, era comparado a um piloto de circuito. Sempre muito limpo, e com poucas derrapagens. Obviamente comparando com o resto dos vacas-loucas da altura, que eram os doidos dos finlandeses...

Mas é sempre bom recordar! Wink
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fearless
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« Responder #3 em: Fevereiro 11, 2009, 19:24:38 »

Nem pode perder o jeito pois ele tem uma escola de pilotagem! Wink
Pois não sabia. mas quando disse que ainda não perdeu o jeito, eu estava-me a referir à sua idade, que já tem idade para ter juizo lol
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luis viveiros
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« Responder #4 em: Fevereiro 15, 2009, 23:10:38 »

E tem juizo por isso continua a fazer aquilo que mais gosta! Grin

Há pouco tempo deu um documentário acerca de grandes carros de competição e ele aparece com um dos T16 oficiais de 1986, embora não sendo o carro que ele usava, tem-no na sua coleção.
Aparecem umas cenas com ele na sua pista privada a dar uns toques à moda dos 80´s, com o prego sempre a fundo, o T16 foi o B que fez as melhores acelerações 0/100 oficialmente 3,8s, tanto o RS200 como o Quattro  igualariam facilmente estes tempos na época de 87 mas nunca chegamos a ver isso pois o grupo foi retirado do WRC.
Mas a Peugeot já tinha anunciado que para 1887 o 205 ia baixar os 3s em asfalto Chocado ou seja iam por bombas debaixo dos capots e nitroglicerina no combustivel Grin
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schu
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« Responder #5 em: Fevereiro 16, 2009, 03:41:55 »

Por falar em "Piloto de circuito..." Sorridente

« Última modificação: Fevereiro 16, 2009, 03:45:30 por schu » Registado
tiago.rodrigues
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« Responder #6 em: Março 05, 2009, 02:21:29 »

Se não me engano, foi dos primeiros pilotos a usar a técnica do travar com o pé esquerdo nos ralis!
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luis
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« Responder #7 em: Março 05, 2009, 02:45:50 »

 Grin Grin Grin Grin Grin Grin


Muito.....................muito..................muito..................enganado..........
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luis viveiros
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« Responder #8 em: Março 05, 2009, 23:45:26 »

Exato! Numa entrevista com o Stig acerca da travagem com o pé esquerdo enquanto o direito continuava aproveitando o momentum do motor, este disse que embora fosse algo que os ralistas dos anos 60 falassem, ele e um outro piloto foram audazes e usaram a técnica em provas oficiais.
Foram nos anos 60 que os ralis tornaram-se mais técnicos, e começou-se a dar largas a estudos de aproveitamento=beneficios que eram essenciais no ganho de segundos que dariam vitórias.
Stig e outro piloto que não me lembro usaram esta técnica em ralis oficiais, em carros de tracção dianteira e verificaram que ganhavam segundos por especial que no fim do rali davam minutos.
Portanto embora nos anos 60 já era usada por poucos, pois era considerada uma técnica audaz e arriscada, porque pensavam que envolveria riscos de despiste pois o carro deixava de fazer over/understeere tão acentuado conforme se acelerava ou travava.
Mas revelou-se eficaz nos carros de tracção dianteira.
Com o aparecimento dos carros 4x4 pensou-se que esta técnica não fosse muito proveitosa, pois seriam 4 rodas a agarrar o carro e a duresa das suspensões não traria um muito bom balanço, mas tal provou exactamente o contrário, devido às grandes relações peso/potência que esses carros obtiveram, e provaram que mesmo que a suspensão pela sua rigidez não deixe que o carro balance longitudinalmente, o efeito de grip ao solo é exactamente o mesmo que se o carro balançasse, por esta razão passaram a dar mais valor ao momentum que deixava de ser apenas relacionado com a capacidade do motor e sim o equilibrio rotações/potência/balanço/velocidade/constância do conjunto.
Se tivessemos de dar outro nome aos ralis estes chamarse-iam
"Motorsports Momentum"

Gostaram da aula de história? Deve ter algumas falhas pois eu não sou um computador! Wink
« Última modificação: Março 05, 2009, 23:51:50 por luis viveiros » Registado
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