Exato! Numa entrevista com o Stig acerca da travagem com o pé esquerdo enquanto o direito continuava aproveitando o momentum do motor, este disse que embora fosse algo que os ralistas dos anos 60 falassem, ele e um outro piloto foram audazes e usaram a técnica em provas oficiais.
Foram nos anos 60 que os ralis tornaram-se mais técnicos, e começou-se a dar largas a estudos de aproveitamento=beneficios que eram essenciais no ganho de segundos que dariam vitórias.
Stig e outro piloto que não me lembro usaram esta técnica em ralis oficiais, em carros de tracção dianteira e verificaram que ganhavam segundos por especial que no fim do rali davam minutos.
Portanto embora nos anos 60 já era usada por poucos, pois era considerada uma técnica audaz e arriscada, porque pensavam que envolveria riscos de despiste pois o carro deixava de fazer over/understeere tão acentuado conforme se acelerava ou travava.
Mas revelou-se eficaz nos carros de tracção dianteira.
Com o aparecimento dos carros 4x4 pensou-se que esta técnica não fosse muito proveitosa, pois seriam 4 rodas a agarrar o carro e a duresa das suspensões não traria um muito bom balanço, mas tal provou exactamente o contrário, devido às grandes relações peso/potência que esses carros obtiveram, e provaram que mesmo que a suspensão pela sua rigidez não deixe que o carro balance longitudinalmente, o efeito de grip ao solo é exactamente o mesmo que se o carro balançasse, por esta razão passaram a dar mais valor ao momentum que deixava de ser apenas relacionado com a capacidade do motor e sim o equilibrio rotações/potência/balanço/velocidade/constância do conjunto.
Se tivessemos de dar outro nome aos ralis estes chamarse-iam
"Motorsports Momentum"
Gostaram da aula de história? Deve ter algumas falhas pois eu não sou um computador!