Vamos por partes.
Dia 7 de Janeiro de 2009 é um dia histórico na minha carreira neste jobby chamado Sim-Racing. Tudo começou há muitos, muitos anos... 1994 para ser exacto!
Finalmente, algo pelo qual eu tanto ansiava. Um simulador de NASCAR!
(Já nesta altura era comum ser comercializado um jogo para PC associado a um filme. Assim, também, aconteceu com o Days of Thunder, que era um jogo, e bastante mau, por sinal). Tinha chegado o NASCAR Racing da Papyrus. A 1ª vez que lhe pús a vista em cima, foi numa revista francesa chamada Joystick! "Que gráficos!" pensava eu. Tinha que o ter... Mas como... Quando?! Bom, o como foi fácil: Pedir ao amigo que arranjava os jogos todos! Quando, já nem eu me lembro, mas vamos assumir que foi em 1994/1995.
Portanto, já lá vão mais ou menos 13/14 anos de vício na saga NASCAR da Papyrus. Quando penso que cheguei a passar quase 4 horas ao volante numa só prova (ao volante entenda-se nas teclas), a correr contra 42 bots (nesta altura a "Internet" não fazia parte do meu vocabulário). Todas as semanas, 6ª à noite, era uma prova. Era cansativo, mas valia a pena!
Começou nesta altura também o meu "gosto" por ter pinturas personalizadas nos meus bólides. Nesta altura, o NASCAR trazia o seu próprio editor de skins, que era bastante limitado. Ainda me lembro de fazer skins literalmente pixel a pixel. Há pessoal com muito tempo ou com muito pouco que fazer, e nessa altura, eu era uma dessas pessoas.
Entretanto, pouco tempo depois, o NASCAR Racing 2! Grandes melhorias a todos os níveis, os carros ainda pareciam paralelipípedos, mas não interessa! Mesma receita que no NASCAR Racing (1). Longas corridas, e muitas horas a queimar a pestana a fazer pinturas personalizadas.
Por esta altura, implementei uma revolução na minha condução. Larguei o teclado, e comecei a usar um joystick. Diferença da noite para o dia! Numa Road Course melhorei o meu tempo em 12 segundos! Era a loucura. Isto só significou ainda mais horas perdidas em frente ao meu crt de 15 polegadas, ainda e sempre, a jogar contra bots. Internet? Sim, já tinha ouvido falar em algo...
Algum tempo depois, após uma fase de menor interesse, alguém, que também anda por estes meios do Sim-Racing, conhecido por JJ deu-me um CD, com o seguinte escrito na label "NASCAR Racing 4". Por vários motivos, "saltei" o NASCAR Racing 3, mas o vício estava de volta! Fui a correr instalar, e as diferenças do NASCAR Racing 4 para o NASCAR Racing 2 eram ABISMAIS! Poucos meses depois, saiu o NASCAR Racing 2002 Season e no ano seguinte, o NASCAR Racing 2003 Season.
A partir do NASCAR Racing 4 até ao NASCAR Racing 2003 Season as diferenças não eram assim tão grandes. Eram principalmente mudanças nos carros, a nível de skins.
Eis que, a internet bateu-me à porta. Conhecia uns "NASCAR-Freaks" como eu, e não tardou a combinar umas jogatanas online! Ainda cheguei a fazer um campeonato online. Eu com o meu joystick, o Pedro Miranda (a.k.a. XeonCat) com o seu volante, e 40 bots. Tinhamos um calendário e tudo. Todas as semanas, uma corrideca, 50% da distância, sem ajudas e damage realistic! Bom, isso não durou muito tempo, mas as "corridas a vulso" eram uma constante. Era só entrar num canal do IRC e teclar as palavras mágicas "Race?".
E o NASCAR Racing 2003 eram mundos dentro de um mundo. Os mods disponíveis já eram alguns. Trucks, Aero88, TransAm, Busch Series, IROC, etc.
O uso foi tanto, que o joystick pifou. Uma das molas partiu-se, mas nada que uns 4 ou 5 elásticos não resolvessem!
Grandes tempos! Chegámos a ser uns 5 ou 6, contra os bots. Grandes corridas, grandes picanços, GRANDES ACIDENTES.
Aqui fica um pequeno vídeo feito pelo XeonCat, na altura:
Entretanto, comprei o meu primeiro volante. WOW!!! Era tudo o que faltava para o vício ser completo. Continuei as minhas aventuras nas "corridas a vulso", mas entretanto, e graças novamente ao JJ, iniciei-me no GTR. Com isso, conheci o SimRacingPortugal, que também tinha uma secção de NASCAR. As primeiras corridas online "oficiais" (no GTR) ainda aumentaram mais o meu gosto por passar horas incontáveis ao volante e há precisamente 3 anos atrás, no dia 9 de Janeiro de 2006, fiz a minha primeira corrida oficial no NASCAR Racing 2003.
Foi na NTRL, mod Aero88, em North Wilksboro (versão de 1970). Não há palavras para descrever o que se passou pela minha cabeça naquela noite. Finalmente, algo em que já tinha pensado muita vez, mas pelas mais diversas razões nunca tinha acontecido. Uma corrida online, a doer, só contra jogadores humanos. Éramos 19 naquela noite, se não estou em erro. Com muita sorte à mistura, obtive também a minha 1ª vitória! Ía em 3º a uma curva do fim, e os dois primeiros embrulharam-se, e eu não me fiz rogado. "A win is a win, no matter what!"
148 corridas e 16 vitórias depois, em diversas ligas como a NTRL, ESCORS e TASCOR, chegou a altura de dizer adeus a este magnífico simulador.
Esse dia, como já referi, foi a 7 de Janeiro de 2009, na última prova da NTRL GTS Cup. Foram muitos os momentos bons, muita adrenalina, e principalmente muitas amizades criadas por este mundo fora. Na minha opinião, o NASCAR Racing 2003 Season ainda é o melhor simulador em muitos aspectos, tem características que simuladores que sairam em 2008 nem sequer chegam aos calcanhares, mas a idade de facto já pesa muito.
Isto foi o passado. O futuro? A meu ver, para os fãs do "stock-car racing", têm 3 alternativas.
1) ARCA Sim Racing: Provavelmente tem as físicas mais realísticas, mas simula a ARCA, e não a NASCAR. Para os fãs hardcore de NASCAR é algo que não é visto com bons olhos. Ainda faltam muitas pistas, não tem o Car of Tomorrow, visto que na ARCA não usam esses chassis. Julgo que com mais desenvolvimento, é um sério candidato a melhor simulador de StockCars.
2) rFactor: Já existem bons mods de NASCAR para o rFactor. O VHR é provavelmente o melhor. Tem todas as pistas e carros do campeonato "real". Julgo que esta é a opção que terá mais fãs, visto que para quem vai gastar dinheiro, provavelmente gasta no rFactor, visto que consegue meter mods de outras coisas.
3) iRacing: Nunca experimentei. Dizem-me coisas boas sobre o binómio iRacing/NASCAR. Acho que está previsto o lançamento de mais pistas e carros CoT. Há é sempre aquele pequeno problema do iRacing. É CARO!
"Gentlemen, start your engines!" é algo que provavelmente não irei nunca mais ouvir pelo spotter do NASCAR Racing 2003 Season.
Vamos ver o que o futuro nos reserva, mas seja qual for o sucessor do NASCAR Racing 2003 Season, vai ter uma tarefa árdua para ser um sucessor digno.