R4 simracing
Maio 28, 2026, 17:52:55 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Porque não 2 campeonatos ?  (Lida 22995 vezes)
vitor costa
Sr. Member

Team Manager

« em: Abril 21, 2008, 13:46:24 »

Mesmo correndo o risco de me tornar persona non grata, e depois de alguma reflexão havida no seio da equipa, gostaria de expor aqui alguns pontos de vista que me parecem importantes, pelo menos para alguns de nós.

Para grande surpresa, constatamos que as regras de participação no Challenge do WTCC mudaram ou, de outra maneira, mudaram contra aquilo que seria a nossa expectativa. Isto é, na minha previsão pretendia alocar um dia por semana ao WTCC (3ª feira). O que acontece é que, por razões de excesso de pretendentes para tão poucos lugares, a organização decidiu que haveria lugar a pré-qualificações, ainda por cima num dia diferente do dia da corrida. Isto significa que, para além de 3ª feira, tenhamos que ter disponível também a 2ª feira - para fazer as pré-qualificações -  e ainda, por mera hipótese, o dia de 4ª feira para disputar umas finais chamadas de "B". Seja lá o que isso for... O histórico do GTR2 não nos mostrou que termos uma campeonato B era um erro? Se chamarmos ao bSkilled A e ao PTNetworks B o que iria suceder?

Ora, pelo facto de participar no GTR2, eu só posso dispor de UM dia por semana para o WTCC, pelo que disponibilizar 2ª, 3ª e/ou 4ª feira está fora de questão. Mais ainda, e pelo que tenho observado nas fun races (e estou cá desde o início) tenho a suspeita que tal esforço seria inglório, adivinhando-se algumas frustrações, zangas e dores de cabeça...

Assim sendo, somos obrigados a repensar a nossa participação (pelo menos parte de nós) em virtude da alteração substancial do modo de participação. De facto, NÃO disponho de 3 dias para utilizar numa só simulação, não posso/Não quero prejudicar a minha participação no actual Campeonato de GTR2, se quero que a mesma se faça com o mínimo de dignidade.

Por outro lado, seria natural, do meu ponto de vista, que quem fosse possuidor de uma licença A da R4 tivesse acesso directo a mais do que um Campeonato. Pelos vistos assim não será. Possuidor ou não de Licença A, isto é, pagador (e pagador pela totalidade) ou não, a R4 resolveu colocar todos no mesmo saco sujeitando a pré-qualificações TODOS os inscritos. Ou seja, pagando por uma Licença total, como é o meu caso, não me garante acesso total. Lamento. Sendo assim, para que serve a Licença A?

O problema seria facilmente resolvido se fizessem 2 campeonatos ou Challenges ou o que quer que seja. Poderia alocar 1 dia por semana para o Race e assim não posso. Para quem tem mais responsabilidades para com a família, isto é, tem mulher e filhas ou outra situação análoga qualquer, trata-se de uma situação delicada de gerir. Já existe a Quinta-Feira para o GTR, e estava a contar com a 3ª feira de vez em quando para o Race (como tem acontecido nas funs). Agora para além da 2ª, poderá ser ainda a 3ª ou 4ª, sem deixar de contar com a 5ª. Está certo que sempre levei o Race numa desportiva, mas existem limites mínimos para poder participar com dignidade.

Mais ainda, os próprios prémios deste Challenge, parecem querer favorecer quem ainda não comprou as Licenças A (ou outras), vetando aos ostracismo quem já possui licença A. Estamo-nos nas tintas para os prémios, até porque habitualmente não somos candidatos ao que quer que seja, mas registamos com desagrado esta situação. Se a ideia era trazer novos "licenciados" à R4 através da oferta de licenças, deveriam ter feito um Challenge para quem não as tem.

Assim sendo, e não obstante a principal razão do nosso desagrado ser a questão dos 3 dias (mais os necessários para preparar esses 3 dias), junto a razão da indignação pelo facto de ter pago para ter acesso e afinal de contas, não tenho acesso nenhum. As regras, ou a expectativa criada pelo histórico dos campeonatos, mudaram de repente, pelo que me sinto defraudado.

A TMM leva 2 anos e pouco de existência mas gabamo-nos entre outras coisas de ter contribuído para encher as grelhas por esses campeonatos fora e sentimo-nos mal tratados. Não pedimos tratamento de excepção, até porque as regras do Challenge são iguais para todos, logo são justas por este ponto de vista. Contudo, preferia antes alinhar num campeonato B em exclusivo, num dia próprio e pré-definido, do que andar neste esquema das pré-qualificações que só servem para atestar quem é rápido, seja a que custo for, sem atender ao comportamento responsável, sadio e digno em pista. Desculpem mas é o que temos assistido.

Antes que alguém o diga, informo já que não pretendemos vitimizar-nos ou culpar alguém.

À organização peço que nos desculpe por expor o assunto de forma pública, mas achamos que é do interesse de todos, e discutir pontos de vista de forma educada e respeitadora é sempre possível.

Saudações.
Registado

juhha
Administrator
Hero Member

António Mascarenhas

« Responder #1 em: Abril 21, 2008, 13:56:10 »

Que eu saiba, isto não é campeonato. O campeonato vem a seguir.

Eu não tenho nada a ver com a tua vida, como é obvio, mas porque não fazes como eu? Treina-se a pista no practice. Afina-se o carro na qualificação. E seja o que deus quiser na corrida.

Leva isto na desportiva, e verás que te divertes ainda mais.
Registado

vitor costa
Sr. Member

Team Manager

« Responder #2 em: Abril 21, 2008, 14:00:20 »

Que eu saiba, isto não é campeonato. O campeonato vem a seguir.

Eu não tenho nada a ver com a tua vida, como é obvio, mas porque não fazes como eu? Treina-se a pista no practice. Afina-se o carro na qualificação. E seja o que deus quiser na corrida.

Leva isto na desportiva, e verás que te divertes ainda mais.

António, de facto eu também não tenho nada a ver com a tua vida...

Quem é que te disse que eu não levo isto na desportiva?!

Por acaso lestes o que eu escrevi? Em condições? Faz lá o favor e lê tudo de novo  Wink

Abraço.
Registado

Tiago Guerreiro
mgEmantGD
Administrator
Sr. Member

« Responder #3 em: Abril 21, 2008, 14:25:46 »

Vitor, o challenge nao é uma competiçao paga.... Quem quizer participar pode faze-lo sem que tenha que adquirir licença.... 

O Campeonato so começa em junho e ai a historia é outra, penso que a R4 ira fazer como no gtr2 se a lista de inscritos se justificar porque de outra forma nao faria sentido partinto do principio em que a licença é paga e todos que a adquirirem tem direito de participar.

Penso que nao faz sentido o teu descontentamento, concordo no entanto que 3 dias so para um sinulador é muito tempo tendo em conta participaçoes de varios pilotos em outros simuladores/campeonatos.

Tambem acho que ninguem é obrigado a participar, quem quer corre, quem nao quer nao corre, no meu caso ficarei condicionado as segundas feiras mas como quero participar la tenho que arranjar maneira de fazer com que o tempo seja elastico.....
Registado

juhha
Administrator
Hero Member

António Mascarenhas

« Responder #4 em: Abril 21, 2008, 15:01:02 »

Eu li tudo bem.  Grin Acho eu...

O que eu queria sublinhar era o facto de eu não faço as contas aos 3 dias, mas sim a x horas... mais nada. Cool
Registado

JoaoM
Sr. Member

« Responder #5 em: Abril 21, 2008, 15:13:12 »

Vitor, o challenge nao é uma competiçao paga.... Quem quizer participar pode faze-lo sem que tenha que adquirir licença.... 

O Campeonato so começa em junho e ai a historia é outra, penso que a R4 ira fazer como no gtr2 se a lista de inscritos se justificar porque de outra forma nao faria sentido partinto do principio em que a licença é paga e todos que a adquirirem tem direito de participar.

Penso que nao faz sentido o teu descontentamento, concordo no entanto que 3 dias so para um sinulador é muito tempo tendo em conta participaçoes de varios pilotos em outros simuladores/campeonatos.

Tambem acho que ninguem é obrigado a participar, quem quer corre, quem nao quer nao corre, no meu caso ficarei condicionado as segundas feiras mas como quero participar la tenho que arranjar maneira de fazer com que o tempo seja elastico.....
Eu li tudo bem.  Grin Acho eu...

O que eu queria sublinhar era o facto de eu não faço as contas aos 3 dias, mas sim a x horas... mais nada. Cool

Amigo Vitor, compreendo totalmente a tua situação e embora com o máximo respeito concordo com eles. Espero mesmo que consigas arranjar um tempinho apenas para um par de voltas rápidas (sei bem que és capaz) e decerto estarás qualificado para uma horita de corridas amanhã!

A questão da Final B, é apenas para os que não conseguirem qualificar terem uma chance de realizar uma corrida! Ainda assim o vencedor detse evento B terá 50% de acesso ao evento seguinte, necessitando somente de estar dentro dos 107% do mais rápido no evento em questão.

Creio que todos têm o direito de correr e como não dá p todos correrem ao mesmo tempo, acho justo ser por tempo de qualificação, o que acontece na realidade.
Registado

Marco
Hero Member

« Responder #6 em: Abril 21, 2008, 15:31:23 »

Embora não participe por questoes logisticas (falta do jogo), provavelmente tambem não iria participar.
E as razoes não andam muito longe das do Vitor.
Para quem não tem qualquer tipo de obrigaçao familiar ou do genero, ser a 2ª, a 3ª ou a 4ª é indiferente.
Agora para quem tem é muito complicado.
Ainda mais complicado é quando não se sabe se é a 3ª ou a 4ª.
Basicamente a vida das outras pessoas (vide mulher e filhos ou outros) é definida em função da nossa.
Ora isto são questões pessoais como ja frizei, mas como grande parte dos frequentadores normais, são pessoas de familia, o formato esta longe de ser o ideal.

É obvio que so corre quem quer e o Challenge é apenas um teste publicitario, mas ha que perceber as implicações que 3 dias, ou 1 dia + 1 dia incerto podem trazer.
Registado

JoaoM
Sr. Member

« Responder #7 em: Abril 21, 2008, 15:35:54 »

O Luís vai ser espancado um dia destes pelas respectivas de cada um de nós... Grin

Qualquer dia é criado o Sindicato das Mulheres dos Pilotos Virtuais (SMPV) e unem-se numa MANIF à porta de casa dele...  Cool
« Última modificação: Abril 21, 2008, 15:44:28 por JoaoM » Registado

Nuno Basto
Full Member

« Responder #8 em: Abril 21, 2008, 16:00:05 »

O Luís vai ser espancado um dia destes pelas respectivas de cada um de nós... Grin

Qualquer dia é criado o Sindicato das Mulheres dos Pilotos Virtuais (SMPV) e unem-se numa MANIF à porta de casa dele...  Cool

E olha, o ano passado no 2º encontro da F1Portugal.com, a minha mulher a do Paulo Baptista (Batman) e a do Felix Simões já andavam a pensar no assunto,... por passarmos tempo demais a treinar e a correr!  Grin
Registado

Mario Esteves
Jr. Member
**

« Responder #9 em: Abril 21, 2008, 16:01:41 »

Sem querer perder muito tempo com este assunto, e com o maior dos respeitos pelos Organizadores, nomeadamente pelo Luís, que também não pode pensar em tudo :

A TMM quando participa em algum evento fá-lo com base em 2 pressupostos fundamentais :

1)   Participa com o intuito de prestar um tributo aos seus organizadores que muitas horas de trabalho investem da realização do mesmo.

2)   Participa com o maior respeito pelos restantes concorrentes.

Assim sendo, NENHUM Piloto da TMM participa em qualquer evento, seja ele qual for e sob as insígnias da Equipa TMM :

1º) sem conhecer a Pista;

2º) sem treinar devidamente

e, por último, e não menos importante, sem o participante ter absorvido o conceito de respeito para com os demais concorrentes.

Deste modo, sugestões do género, “ treinas no pratice, fazes setup no Qualify e na corrida seja o que Deus quiser” são sugestões que, por maior respeito que eventualmente possam merecer, dispensamos. Por respeito a quem organiza estes eventos com seriedade – como é o caso -  e por respeito aos demais em pista, incluindo quem utiliza este expediente primário que, aliás, diz bem do espirito e da seriedade com que se encara as horas de trabalho investidas por um grupo de valorosos voluntários na organização destes eventos.

Quanto às Licenças e seu campo de abrangência, as mesmas foram obtidas (leia-se compradas), com o intuito e no pressuposto de se poder participar em todos os eventos organizados pela R4 – não apenas em alguns. Aliás o texto expresso na explicação/descrição das Licenças é bem claro neste aspecto.

Faria, do nosso ponto de vista, todo o sentido, em que e em qualquer evento da R4, os portadores da Licença A tivessem acesso directo aos eventos. Sejam eles de cariz  meramente promocionais ou de vertente  competitiva. Aliás, tal até seria um aliciante para quem não dispõe da respectiva Licença. Quem tem participa, quem não tem ou compra ou sujeita-se às condicionantes impostas. Não foi esta a visão da Organização. Respeito, mas reservo o direito de não concordar e, como tal não irei participar neste evento.
Registado

JoaoM
Sr. Member

« Responder #10 em: Abril 21, 2008, 16:27:55 »

Desculpa Mário mas não concordo.

Afinal o problema é porque não se 'compram' lugares nesta específica competição?

Os que não têm Licença não podem correr numa filosofia 'queres correr pagas'?

Sendo a TMM uma equipa com os padrões definidos como estão, a mesma não acredita que se possa qualificar?

Das 48 vagas presentes não é justo e coerente promover esta pequena competição com o final de premiar três licenças?

Sinceramente não percebo, pois primeiro eram os dias de duração do evento (sempre olhando ao lado mais negativo ou seja, à não qualificação) o que até posso concordar, mas depois é pelo facto de quem paga ter direito a um lugar 'cativo' em qualquer competição realizada pela R4?! Não percebo, mas enfim, assim como vocês, não concordo, mas respeito a vossa opinião.
Registado

vitor costa
Sr. Member

Team Manager

« Responder #11 em: Abril 21, 2008, 16:53:08 »

Desculpa Mário mas não concordo.

Afinal o problema é porque não se 'compram' lugares nesta específica competição?

Os que não têm Licença não podem correr numa filosofia 'queres correr pagas'?

Sendo a TMM uma equipa com os padrões definidos como estão, a mesma não acredita que se possa qualificar?

Das 48 vagas presentes não é justo e coerente promover esta pequena competição com o final de premiar três licenças?

Sinceramente não percebo, pois primeiro eram os dias de duração do evento (sempre olhando ao lado mais negativo ou seja, à não qualificação) o que até posso concordar, mas depois é pelo facto de quem paga ter direito a um lugar 'cativo' em qualquer competição realizada pela R4?! Não percebo, mas enfim, assim como vocês, não concordo, mas respeito a vossa opinião.

Acho que o Mário foi claro mas ainda assim não percebo algum tipo de observâncias, vindo de pessoas que me mereciam e porventura continuam a merecer o máximo respeito:

- A TMM não acha que se comprem lugares ou deixem de comprar. A questão que se levanta tem a ver com os direitos da aquisição da Licença do tipo A, que são claros. Aconselho vivamente a ler o seu conteúdo;

- Os que não têm licença correm nas fun races. Os campeonatos, ou Challenges ou lá o que é, são reservados a quem adquiriu a licença do tipo A ou C (para o respectivo campeonato). Sempre foi esse o espírito e só nessa espírito concordei em adquirir a Licença A. Co-financiar o aluguer do respectivo servidor e permitir a entrada de mais pessoas (quantos mais melhor). Quem gostou adquire a respectiva licença;

- Reputo de inqualificável a tua observação João, sobretudo vindo de quem vem. Conheces a TMM à algum tempo (pelo menos à 2 anos) e os seus membros. Sabes perfeitamente quem é o Vítor Costa, o Mário Esteves, o Joaquim Abranches e o Miguel Machado para falar dos mais antigos. Conheces o nosso comportamento, temperamento, respeito e dignidade que procuramos dar às nossas participações. Infelizmente resolveste atalhar caminho e não lestes sequer o que estava em causa. Eu falei em 2 campeonatos, não falei em participar no A ou no B. Tens que ler com mais atenção;

- É perfeitamente justo premiar quem e como se quiser. Também é justo discordar. Por mim nem havia prémio nenhum;

- Sobre o último parágrafo não vou responder de novo. Convido-te a respirar um pouco e a leres com atenção o que está escrito.

Fica bem.

EDIT: Esqueci-me de referir, e só por esquecimento, que a nossa discordância não apaga o grande trabalho que todos os que ajudam fazem na divulgação deste nosso hobby. Agradecemos sempre à organização existir e ter todo este trabalho connosco. Mas agradecer não é bajular ninguém. O Luís, principal responsável da organização é crescidinho e conhece-nos à algum tempo e sabe entender das nossas palavras o que queremos dizer. E normalmente não atalha caminho. Abraço Luís.
« Última modificação: Abril 21, 2008, 16:57:47 por vitor costa » Registado

luis
Administrator
Hero Member

« Responder #12 em: Abril 21, 2008, 16:56:11 »

Vitor,

Todas as pessoas são livres de expressar a sua opinião e de discordarem com o que está feito e do modo que está feito. Aliás, as coisas só evoluem com a apreciação de outras opiniões que não as próprias.

Por isso, todas as criticas, desde que construtivas e que apontem para novos caminhos e soluções são muito bem vindas e, sempre, tidas em consideração.

Quanto aos reparos que fazes, válidos sem dúvida, gostava de esclarecer os seguintes pontos.

1.
O Challenge de WTCC, como o próprio nome indica, não é um Campeonato, com C maiusculo, se me faço entender.

É uma competição, de curta duração (5 provas) destinada, neste caso, essencialmente, ao limar de algumas arestas para o futuro Campeonato de WTCC. Este sim, um Campeonato de C maiusculo e com uma duração a condizer.

Digamos que o Challenge de WTCC, são antes, mais algumas Fun races mas, levadas a cabo em moldes muito especiais.

2.
Pelas razões anteriores e, por haver um patrocinio que vai transitar para o Campeonato (com um prémio final muito, mas mesmo muito especial), é que o Challenge é grátis (tal como irá acontecer ainda antes do verão, com um Challenge para o GTL).

3.
Dado o número de inscritos e, porque a não existência de limite para inscrições foi intencional (era preciso quantificar a base de interessados, para a planificação do Campeonato), restavam as seguintes hipóteses para por toda a gente a correr:

a) 2 Challenge - complicado de levar a cabo visto a programação das corridas ser feita numa base semanal.
b) 2 corridas de qualificação com apuramento dos 12 primeiros de cada uma delas para passagem à final
c) 2 pré-qualificações com apuramento dos melhores para a final + 1 corrida de repescagem

4.
Analisados os pontos anteriores chegou-se às seguintes conclusões:

a) Para além do complicado dos prazos, implicaria um atrasar do Campeonato e voltava a criar o "síndrome" (errado) que existe no GTR, de campeonato de 1ª e campeonato de 2ª.

b) A solução que mais me agradava, inicialmente, até ser confrontado e, felizmente convencido, pelos restantes responsáveis pelo Challenge, do impraticavel que seria, por culpa dos eventuais protestos, de fazer mangas à segunda e finais à terça. Isto, para já não falar, do tempo que obrigaria os participantes nas finais, a terem que, obrigatoriamente dispender.

c) Esta é a solução adoptada. Para além de ser algo com equivalência real, é um sistema que implica um gasto de tempo minimo com as pré-qualificações, por parte dos pilotos (50 minutos no máximo - ou 0 minutos se pretenderem transitar directo para a Final B). Este tempo pode ser considerado, ou até realizado, como o tempo mínimo, necessário, para a preparação, condigna, da prova.

5.
Quem fizer fizer o Challenge, em termos de gastos de tempo máximo "oficial", poderá ter entre:

Pré-qualificação - 50m (segunda)
Final A - 1h20m (terça)
Final B - 50m (quarta)

O que, não me parece exagerado, considerando que o máximo são 2h10m (em 2 dias) e, que uma corrida de GTR, tem obrigatoriamente, um minimo de 1h 50m.

No entanto, cada um sabe das suas disponibilidades e prioridades.

Também eu gostava de ter a disponibilidade para preparar as provas como já o fiz ou até para participar noutros campeonatos (já estive a fazer 6 ao mesmo tempo........ Grin). Infelizmente, neste momento não o posso fazer e, os resultados vêem-se.

6.
Como bem dizes, a Licença A, destina-se a proporcionar um modo mais económico de acesso a todos os campeonatos pagos que existam na R4, sem custos adicionais.

Desde que foram implementadas, já tiveram uso nos Campeonatos de GTL e, têm tido uso nos 2 Campeonatos de GTR.

Quem as possui em modo anual (com data de activação na primeira prova em que ela seja requerida), ainda vai ter, até final de validade para as Licença A mais antigas:

- Campeonato WTCC (Junho a Outubro/Novembro, com férias em Agosto)
- Campeonato GTL (Setembro a Dezembro)
- Campeonato GTR (Setembro a Dezembro/Janeiro), em formato de 2 campeonatos
- ....... algo que ainda está em estudo

Por isso, o custo de uma Licença A/12 meses é mais que proveitoso, se tivermos em conta que, o custo de 2 Licenças C (especificas para um dado campeonato), ultrapassam o valor da referida A.

Isto, se pretenderem participar em mais que uma competição em paralelo ou ao longo de 12 meses.

7.
Os prémios do Challenge, incluem-se naquilo que já foi referido anteriormente, como o objectivo principal de uma competição que, dada a sua natureza, até podia não ter prémio final algum.

Os prémios do Campeonato de WTCC, serão algo de diferente, existindo inclusivamente, a possibilidade de um prémio, real e palpável  Sorridente para a participação activa no Campeonato.

Percebo que para quem tem familia e outras actividades, o tempo a dedicar ao Simracing terá de ser sempre muito bem distribuido e aproveitado.

Foi a pensar principalmente nessas pessoas e, menos naquelas que passam largas horas no servidor (são bastante mais do que à primeira vista possa parecer), que se idealizou o formato das corridas para o Challenge, uma vez que é o formato que menos tempo de dispêndio obrigatório e fixo obriga e, é aquele que menos colide com as restantes competições em curso ou em agenda.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas e ter suficientemente bem, explicado os porquês das opções.

Se não for o caso, avisem, que volto a tentar explicar.

Ou então, sugiram novas soluções e formatos. Ideias, são sempre bem vindas.
Registado

Marco
Hero Member

« Responder #13 em: Abril 21, 2008, 17:01:17 »

eu não sugiro nada pq ninguem me perguntou nada
Registado

vitor costa
Sr. Member

Team Manager

« Responder #14 em: Abril 21, 2008, 17:04:18 »

Como disse no meu EDIT anterior, é sempre bom conversar contigo  Wink  Por mim estou esclarecido, embora preferisse a opção do Challenge A e B, por ser em dia fixo, de preferência à Terça. Tenho pena.
Registado

Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: