Qual: Tivesse eu conseguido fazer a minha 2ª volta lançada (vir da recta "grande") talvez, TALVEZ, tivesse tirado o 3º lugar ao Alberto.
Race: Começou logo com um erro no fim do 1º sector. Pisei a relva numa travagem e saí de pista, felizmente sem bater em nada, e perdi posição para o Melo. Rapidamente o alcancei, mas agora percebo que com os problemas que ele e outros estavam a ter não devia ser fácil conduzir. Ele deixou-me passar, e pouco depois só vi o carro dele às cambalhotas pelo espelho.
A partir daí foi tentar recuperar tempo para o Alberto. No final da 1ª volta estava 7.5s atrás dele. No final da segunda 6.7s. Pensei que estava mais rápido que ele, mas na volta seguinte faço uma das minhas melhores voltas, e a diferença aumentou para mais de 11s! Na volta a seguir 17s! A minha única esperança era ele estar de softs, e assim teria que trocar de pneus, à partida, em todas as paragens.
A minha estratégia foi levar pneus médios fazer 5 stints (5 + 4 + 5 + 4 + 5 voltas) e trocar de pneus apenas na 2ª e 4ª paragens, fazendo a último stint de softs. De facto foi o que aconteceu. Na 1ª paragem saí 16s à frente do Alberto, mas rapidamente ele se aproximou, a uma razão de 6s por volta +/-. Na minha última volta do 2º stint ainda tive que o segurar, mas consegui parar à frente dele.
Na 2ª paragem consegui sair à frente dele, e até estava a aguentar-me a defender a posição, mas quando ele cometeu um pequeno erro e ficou 3 ou 4s para trás, pude respirar um bocado, e pronto. Deu porcaria. Nos esses do circuito novo, fiz um pião e perdi a posição novamente. Pouco depois vi poeira no ar, o Alberto teve uma pequena saída, e deve ter danificado o carro, pois para além de me ter chegado muito perto a ele, conseguia com alguma facilidade estar atrás dele, o que não acontecia até então.
Na volta seguinte fiz o circuito novo todo colado a ele, e à entrada para o circuito velho tentei a ultrapassagem primeiro por dentro, mas o Alberto fechou, tentei ir por fora, o Alberto fechou outra vez e os carros tocaram-se mas sem gravidade, visto a velocidade não ser muito alta. Consegui passar, visto que o Alberto ficou um bocado mais de tempo preso na gravilha do que eu. No final dessa volta parei e não troquei de pneus novamente.
Saí com 25s de avanço sobre o Alberto, que tinha parado também, mas a volta de saída foi um desastre. Tive 3 saídas só no 1º sector e no fim dessa volta perdi 14s para o Alberto, estando nesta fase apenas com 11s de vantagem. Ía ser uma luta renhida. Ía... se ambos os carros da CMS não tivessem perdido a ligação. Ainda faltavam cerca de 50 minutos de prova. A partir daí, levantei o pé e foi levar o carro até ao fim. O GT1 mais próximo de mim estava longíssimo, e foi só mesmo deixar passar o tempo. Com isto, ainda ía sendo apanhado pelo Tiago Rodrigues num GT2. Penso que no fim acabei com cerca de 20s de avanço para ele, hehe.
Foi uma pena ter acontecido o que aconteceu à CMS, mas acabou por ser um excelente resultado para a ABRacing.
Parabéns ao Alex e ao Tiago pelas vitórias.