R4 simracing
Junho 09, 2026, 18:00:28 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema placa gráfica?  (Lida 17385 vezes)
Carlos Costa
Hero Member

« em: Julho 27, 2009, 21:46:18 »

Começo por dizer as especificações do meu PC:

Motherboard: ASUS P5B
CPU: Intel Core 2 Duo 6400 @2.13GHz
RAM: Kingston Hyper-X 2Gb DDR2 @800MHz - Dual Channel
Fonte: LC Power 550w
S.O.: Windows Vista Ultimate SP2 EN 32Bits

Sintomas: Tenho uma placa gráfica (ATI HD 3780 512Mb) que funciona bem, sem qualquer problema. Só que vou fazer um upgrade para o mês que vem, e para aproveitar uma promoção, comprei já a nova placa gráfica, uma ATI 4870X2 2x 1Gb DDR5. Hoje resolvei fazer um pequeno benchmark, primeiro para ver se a placa nova funciona bem, 2º para ver as diferenças de performance, mudando apenas a placa gráfica. Fiz download dos últimos drivers, instalei o 3DMark Vantage, e fiz o Benchmark. Até agora tudo bem.
Desligo o PC, troco a placa gráfica, ligo o PC, desinstalo os drivers, reboot, instalo os drivers, reboot, abro o 3DMark Vantage, começo a fazer o Benchmark, aquilo começa a fazer load, e quando vai começar a fazer o teste, o PC re-inicia. Tentei várias vezes, e quando vai começar a fazer o teste o PC re-inicia sempre. Tentei abrir o GTR2, e no momento em que aparece o menu principal do GTR2, o PC re-inicia sempre. Enquanto estou no windows, sem problemas, fica aqui na boa sem problemas.

Agora a questão é a seguinte:
A) Será problema da placa gráfica?
B) Será que o resto do hardware não "acompanha" a gráfica, por exemplo fonte "fraca" ou Motherboard desactualizada?
C) Será problema do DirectX ou do Vista 32Bits?
D) ...?

Eu só planeio usar esta placa no novo PC, mas tendo em conta o que aconteceu, se for problema da placa... Quanto mais depressa activar a "garantia" melhor.

Obrigado pela ajuda desde já.
Registado

Pedro Miguel
Full Member

« Responder #1 em: Julho 27, 2009, 21:51:09 »

E a temperatura da gráfica?
Registado

Pedro Miguel
Virtual-Games.com Racing Team
Carlos Costa
Hero Member

« Responder #2 em: Julho 27, 2009, 21:58:05 »

Temperaturas não sei...
Mas a ser de temperatura, porque é que o PC re-inicia SEMPRE na mesma situação, e não... quando calha? Da 1ª vez que iniciei o GTR2 deixei aqueles vídeos de introdução a correr, e nunca o PC re-inicou, mas mal apareceu o menu principal (tipo, um ecrã estático) o PC re-iniciou logo.

Uma coisa é certa, tive que esperar uns minutos para a tirar do PC, pois quando desliguei PC ela estava tão quente que não conseguia ficar mais que 1s a agarrar nela...
Registado

Belmiro Alfaiate
Full Member

« Responder #3 em: Julho 27, 2009, 22:29:02 »

Isso para mim é fonte Carlos... Não tenho dúvidas. Querias uma LcPower a aguentar com esse bicho em load? Grin

O consumo máximo dessa gráfica ronda os 450 W. A tua fonte é de 550 W, ou seja, contas feitas por alto (que isto não é bem assim) ficarias com 100 W para o resto...

A ATI recomenda no mínimo uma fonte de 600 W e 40 Amperes na linha de +12 V, e sugere mesmo fontes de 800 W.

Quanto ao calor, não te espantes isso em load vai aos 85º ficando-se em idle pelos 65º.

Não estarás a querer meter um propulsor no teu paraquedas?
 Grin Grin Grin
Registado

JoaoM
Sr. Member

« Responder #4 em: Julho 27, 2009, 22:37:13 »

Carlinhos, eu sigo o raciocínio do Miro, ou seja, sei que se não for da 'alimentação' seja como dizes na hipótese A), a Gráfica... Algo se passa aí e faz disparar a Motherboard e faz restart...

Não estarás a querer meter um propulsor no teu paraquedas?
 Grin Grin Grin

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Riiiiiiight...
« Última modificação: Julho 27, 2009, 22:39:32 por JoaoM » Registado

Carlos Costa
Hero Member

« Responder #5 em: Julho 27, 2009, 22:39:12 »

Eu sabia lá! Queria experimentar e nem me lembrei desse detalhe... Grin

Então achas que uma de 800w é "suficiente" para tudo?
Estava a pensar comprar esta:
http://globaldata.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=NOX045
Registado

Carlos Costa
Hero Member

« Responder #6 em: Julho 27, 2009, 22:57:04 »

Bom... mais um caso típico de STFU & RTFM:

"650 Watt or greater power supply..."
Registado

Belmiro Alfaiate
Full Member

« Responder #7 em: Julho 27, 2009, 23:09:07 »

Se queres uma coisa em condições não vas para Nox... Eu por ca uso Corsair e recomendo a toda gente  Wink Não são baratas, mas o que é bom paga-se.

Esta é a que eu tenho:
http://globaldata.pt/index.aspx?p=CatPage&CatId=10738#?p=ProdDetailRef&ProdRef=CORSAIRCMPSU750TX

Corsair TX-750W O único senão dela é não ser modular e exigir alguma ginástica a arrumar cabos.

Ou então tens esta: http://globaldata.pt/index.aspx?p=CatPage&CatId=10738#?p=ProdDetailRef&ProdRef=CORSAIRHX-750W

É idêntica, mas modular...um pouco mais carota, mas so utilizas os cabos que precisas...

Ambas são mais caras, mas não se comparam as Nox Wink

Registado

Carlos Costa
Hero Member

« Responder #8 em: Julho 27, 2009, 23:36:40 »

dass... Mais 30 euróis... até que nem é muito... :\
Registado

Penco
Jr. Member
**

« Responder #9 em: Julho 28, 2009, 00:56:31 »

Fonte, uso uma 4870 X1 e uso uma de 800.
Registado

JJ
Newbie
*

« Responder #10 em: Julho 29, 2009, 11:53:47 »

Mostra o erro de sistema no Event Viewer sff.

Fontes recomendo LC Power pela qualidade e preço.
Corsair e OCZ são também muito boas.

Tem em atenção que a Amperagem é mais importante que Watts.
Registado

Vitamina OSR.
Nelson Lira
Sr. Member

« Responder #11 em: Dezembro 23, 2009, 16:00:53 »

Vou aproveitar este tópico.

Tenho uma gráfica NVIDIA GeForce GTS 250, que comprei há umas semanas, e de vez em quando tenho tido problemas que nunca tive com a anterior (não me lembro agora qual era...).

às vezes estou a treinar e o simulador bloqueia vários segundos e , quando desbloqueia, a imagens aparece cheia de erros...

Alguém me pode ajudar...? Há forma de evitar isto?

Registado

Carlos Costa
Hero Member

« Responder #12 em: Dezembro 23, 2009, 16:58:45 »

Compra uma ATI!

lol, fora de brincadeiras, já não és a 1ª pessoa a quem eu vejo coisas idênticas acontecerem...  Visto que a gráfica é relativamente nova, coolers "entupidos" de cotão provocando o sobre-aquecimento do GPU não deve ser...

De resto, não estou a ver...
Registado

Pedro Costa
Sr. Member

« Responder #13 em: Dezembro 23, 2009, 17:12:36 »

Penso que o problema seja a fonte, tens ai um canhão a ser alimentado a conta gotas. Essa fonte não e má para um sistema mid-end mas não para essa grafica.

Nao tenho a certeza mas a grafica nao precisa de um cabo pci de 8 pins e um de 6 ?Li qualquer coisa sobre isso..e essa fonte acho que só vem com um pci de 6

Quando compram uma grafica potente cuidado com as fontes que usam poupem mais uns trocos e comprem uma grafica e fonte compativeis hehe

Tenho Corsair em ambos os pc´s e até a data tudo ok recomendo apesar do preço.

Espero ter ajudado!

Em relaçao ao Nelson isso aparenta ser um problema com temp. Ve lá se isso nao aquece demasiado..

Elimina os drivres antigos, instala novamente , monotoriza a temperatura da grafica ve se tens a caixa bem arejada... se isso continuar a acontecer RMA com a grafica. Já agora que sistema tens!?

Registado
Joao Pacheco
Full Member

« Responder #14 em: Dezembro 23, 2009, 17:59:02 »

Boas

Como é que posso ver a temperatura da minha gráfica? Tenho uma Nvidia GeForce 8600M GT 256MB.

Wink
Registado

Visitem o blog da FRT: http://fracingteam.blogspot.com/

AÇORES Sorridente
Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: