R4 simracing
Junho 09, 2026, 16:41:34 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido de Review (Fanatec CSW)  (Lida 18056 vezes)
toz
Sr. Member

« em: Novembro 11, 2012, 11:25:39 »

Sei que pelo menos o Luis e o Hugo já são os felizes possuidores do recente Fanatec Clubsport Wheel.

Se possivel gostaria que fornecessem alguns detalhes do equipamento, sentimentos, alegrias, frustrações ( se existirem ) para iluminar o restante pessoal que pondera a hipotese de comprar semelhante equipamento. Uma review!!!

« Última modificação: Novembro 30, 2012, 01:17:57 por luis » Registado

Marko_Feliz
xxx
Hero Member
*

Opium Racing Motorsports Touring Car and GT Driver

« Responder #1 em: Novembro 11, 2012, 14:25:31 »

Sei que pelo menos o Luis e o Hugo já são os felizes possuidores do recente Fanatec Clubsport Wheel.

Se possivel gostaria que fornecessem alguns detalhes do equipamento, sentimentos, alegrias, frustrações ( se existirem ) para iluminar o restante pessoal que pondera a hipotese de comprar semelhante equipamento. Uma review!!!

Fazes tu a review quando vieres ao Porto, e ainda fazes uma review duma Francesinha!!
Registado

luis
Administrator
Hero Member

« Responder #2 em: Novembro 12, 2012, 00:53:29 »

Ora bem .....

Numa análise muito básica e directa, o Fanatec Clubsport Wheel, seja com o volante Formula ou com o GT, "é apenas" um volante, que vira .... treme, recebe informações do simulador e que permite o controlo dos carros utilizados.

Por isso, e porque essas funções são executadas com eficiência por um G25, um G27, um Porsche GT3 ou até um Force GT, que custam uma pequena fracção de um CSW e, em alçguns casos até se fazem acompanhar de pedais (o que não é o caso deste modelo), a sua aquisição depende muito da necessidade de comprar m,aterial novo, da disponibilidade financeira e do que se pretende entender da palavra simulador.

Isto porque, o CSW, a menos que se esteja a evoluir de um volante mesmo muito mau ou, com problemas, não vai fazer ninguém ficar Alien de um dia para o outro ou muito menos, recuperar vários segundos por volta.

É verdade que um CSW custa "um bocado" de dinheiro mas, se tudo for bem considerado, está bem longe de poder ser considerado caro. Isto porque:

- a qualidade de construção é irrepreensível.
- a qualidade dos materiais utilizados é única (99% metal)
- o FFB é excelente, no que toca a definição e modelação dos efeitos
- a possibilidade de se configurarem parametros directamente no volante, gravando-os (5 slots) para posterior utilização ou alteração mesmo durante uma corrida, é também única.
- ..... a sensação de toque em algo que, para além de parecer, se sente como real, é inigualável
- é possivel ligar directamente pedais - caixa sequencial - caixa em H - displays, libertando portas USB e evitando o recurso a software de emulação para ultrapassar os limites de controladores do rFactor - GTR2/GTL - Race 07

A primeira sensação ao olhar para o conjunto é mesmo de "Hello Realism, Goodby Toys", como é anunciado pela Fanatec.

Com o volante GT, devido às suas dimensões reais, a primeira impressão é que "isto é enorme". Depois, ao rodar e após a adaptação ao tamanho, que obriga a algumas alterações no estilo de pilotagem, as sensações passam todas para o sorriso e para a satisfação do "é isto!"

O volante formula, de dimensões próximas das de um G25, permite analisar melhor as diferenças de FFB entre ambos - CSW e G25 -  (que no CSW, mudam entre o volante formula e o GT, devido às diferenças de tamanho e peso de cada um), sentindo-se mais directamente o que muda (para bem melhor) entre ambos

Pela utilização de ambos os volantes (GT e Formula) para além do seu realismo em função do carro utilizado, nota-se bem uma melhor adequação dos mesmos a isso mesmo: Turismos/GT (pista ou rali) ao volante GT, que "oferece", pelo seu diametro, uma pilotagem mais suave e calma. Prototipos/Formulas, ao volante Formula, que fornece movimentos mais rápidos e vivos e um FFB mais "duro".

Se, o Thrustmaster T500 (que conheço relactivamente bem) é um passo em frente sobre os G25/G27 (que conheço bastante bem) ..... mesmo tendo em conta que uma das vantagens está no diametro mais natural do T500, o CSW, representa ,sem dúvida, 2 passos em frente sobre os Logitech e um sobre o Thrustmaster.

O CSW, funciona perfeitamente com Grand Prix Legends, GTL, GTR2, Race 07, netKar Pro e  iRacing. No caso do RBR, obriga a uma activação dos efeitos colocando o CSW em modo PlayStation e a uma posterior reinstalação dos drivers.

Como é normal, cada simulador e por vezes cada mod, comunicam com o utilizador de maneira diferente, obrigando (a exemplo do que acontece com todos os volantes), principalmente no período inicial de utilização, à busca e ao teste de diferentes parametros, quer no volante , quer no simulador, para que a experiencia de pilotagem seja ainda melhor. Por isso, o sorriso de satisfação, tem tendencia a ir aumentando ao longo do tempo.

Para completar as funcionalidades, através da instalação do addon Fanaleds, no visor das configuraçõs do volante, passam a estar disponiveis informações sobre a velocidade engrenada, velocidade instantanea, passagem de caixa ... tudo configurável por sofware, por simulador e, por carro.

Resumindo, a qualidade do CSW é excelente, cabendo apenas a cada um, pelas razões apontadas inicialmente, decidir se a sua aquisição se justifica ou não.

Quanto aos pedais, os Clubsport V2, do pouco que testei, também eles são um avanço em relação a tudo o que existe no mercado para a mesma faixa de preço ...... embora continue a preferir a solução que me acompanha há já oito anos. Das suas particularidades, destaco o engenhoso e simples, sistema de simulação do pedal de embraiagem e, a acrescida pressão no pedal de travão (embora, quanto a mim, se fique por metade dos valores desejaveis).

Em caso de escassez de fundos ou necessidade de optar por um volante novo ou um pedais, o conselho, vai directamente para a aquisição de uns Clubsport V2 (imbativeis na realação custo/qualidade/eficiência) que, esses sim, farão grande diferença nas prestações  e consistência volta a volta.

Após  quase dois meses de utilização, dos quais constam algumas tardes de intensa actividade de disputas ao estilo "agora vou eu, depois vais tu... e depois tu ... e depois tu ....", em tentativas de cada um ir mais rápido que o outro, principalmente em classificativas de rali, em que não existe o conceito de recta ou descanço, tudo continua a funcionar na perfeição, sem o minimo problema ou erro.

De modo que, se puderem .... comprem!

Se não puderem ......... não "vão morrer por causa disso" mas, poupem e comprem quando puderem. ..... até porque, segundo a Fanatec, a base tem um periodo de vida comercial prevista em 10 anos, com a criação em breve, de uma secção de vendas de upgrades que entretanto venham a surgir, bem como de material de substituição, com a opção de a montagem poder ser feita na Alemanha ou, por cada um.

Por isso .......  Bom Natal !  Beijo Beijo Beijo Beijo Beijo Beijo  Grin Grin
Registado

Jorge Lobato
Newbie
*

« Responder #3 em: Novembro 12, 2012, 13:01:36 »

E se vocês fossem todos dar uma volta?  Zangado

Logo à noite já sei que vou ter o Rafa a chagar-me a cabeça  Wink

Ó Luís, muda lá o texto e diz que aquilo é uma valente bosta e que um G25 é o melhor que se pode ter.  Grin

E para a próxima, o Sr Toz que faça estas perguntas por PM  Cool

Abraço,
Jorge
Registado

Jorge Lobato dixit...
Rafaellobato
Administrator
Full Member

« Responder #4 em: Novembro 12, 2012, 14:49:47 »

ahahahahahahah  Grin

Já foste...
Se antes já adorava o volante, agora só o falta mesmo ter... Wink

Por isso .......  Bom Natal !  Beijo Beijo Beijo Beijo Beijo Beijo  Grin Grin

Natal é sempre uma altura de BOAS PRENDAS...   Wink  Grin
Registado

luis
Administrator
Hero Member

« Responder #5 em: Novembro 12, 2012, 15:24:14 »

Grin Grin Grin Grin Grin Grin

O CSW é bom, para dizer a verdade, bastante bom mas, longe de ser imprescindível ou fundamental, até em termos de equipamento de simracing.

É bastante mais importante:
- um bom pc ou, pelo menos, um que cumpra os serviços minimos
- uma boa placa gráfica
- o estar bem sentado
- uns bons (de preferência excelentes) pedais (seja isso conseguido por alteração dos existentes, seja pela aquisição de novos)
- ...... dispor da visão proporcionada por 3 monitores

O CSW, deve ser apenas o remate para quem já completou (ou está em vias disso) os passos anteriores e nunca o ponto de partida porque, nesse caso, o investimento só pode ser justificado com o objectivo de mostrar aos amigos e às visitas o volante super espectacular ..... e esconder os pedais de plástico ......

Em termos objectivos, o G25/G27, continua a deter a melhor relação preço/qualidade do mercado....... apesar de continuar a pensar, que o CSW, principalmente tendo em conta o preço de alguns extras para os G25/G27, vale bem o dobro do preço pelo qual é vendido.

Registado

schu
Administrator
Hero Member

« Responder #6 em: Novembro 12, 2012, 15:43:09 »

Uiiii Luis agora é que estragaste tudo......não chegava o CSW e agora o Rafa vai ter de pedir os 3 monitores e, tá claro, uma boa gráfica para acompanhar os 3 monitores!  Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin
Registado
toz
Sr. Member

« Responder #7 em: Novembro 12, 2012, 16:01:15 »

Lindo!  O rastilho já foi acendido...

Esta review faz-me lembrar aquela do tipo que entra no café e diz:  Por favor empresta-me um talher para eu comer um bocado de carne com batatas que voce me há-de dar!!

Sr Jorge sabe aquela musica que aprendi na escola?!   Jingo Bell, Jingo Bell ( atenção que sei que é jinglle Bells) já não há papel.... não faz mal, não faz mal.... limpa-se ao jornal !!

Toca a dar uma prenda ao rapaz para ver se consegue contribuir com mais pontos para a equipa no TC.. Estou saturado que ele viva ás minhas custas... !! Que xanguexuga!!!!!

Agora a sério... Obrigado Luis!!!
Excelentes dicas... como sempre revela enorme falta de ignorancia!!!
Só uma duvida!  devido ao tamanho do volante GT perde-se FFB ou aumentando a intensidade isso é compensado?

Boas dicas e sentimentos... O pior não é o pai natal... é mesmo a minha mãe natal...  Grin
Registado

schu
Administrator
Hero Member

« Responder #8 em: Novembro 12, 2012, 16:39:59 »

Almeida podes sempre oferecer um de prenda ao teu filho.........  Cool Cool
Registado
Miguel Martin
Newbie
*

« Responder #9 em: Novembro 12, 2012, 21:08:57 »

Toz, como utilizador de um CSW (o meu volante e o do Luis chegaram no mesmo dia e á mesma hora), deixo-te mais uma review muito pequena:

- Volante de GT: perfeito, um pouco grande mas adapta-se bem.
 - Volante de F1: maravilhoso, o melhor volante pois tens os botões todos á distância de um dedo.
 - Base: Muito boa, silenciosa, com FFB fantástico e um feeling muito bom.

Quanto á utilização, faço das minhas palavras as do Luis, todos os dias lhe dou uso e até ao momento não tive qualquer problema. É sem duvida um passo em frente em termos de simulação, do que sentimos e muito importante: é um volante muito preciso..."queres ir para ali com o carro, viras o volante e ele vai mesmo direitinho".

Quanto á perda do FFB, tu podes configurar para cada volante da maneira como pretenderes, não perdes absolutamente nada.

Mas mesmo após o ter, não considero que seja isso que faz com que sejas mais rápido do que eras. Notas diferença na tua condução, notas tudo de uma maneira diferente, mas não é indispensavel a um sim racer tê-lo. É muito mais importante um bom set de pedais sem qualquer duvida pois alterações da tua rapidez vêm mais rapidamente de um set de pedais do que de um volante diferente.

E para terminar digo o mesmo que o Luis: Se puderem comprem, senão também não será isso que vai fazer a diferença.
Registado

luis
Administrator
Hero Member

« Responder #10 em: Novembro 12, 2012, 22:07:07 »

Como é um pouco dificil descrever por palavras as diferenças de FFB entre um G25 e um CSW, nada como um video, com uma particularidade (bem conhecida) de um, face ao outro, na mesma situação.

....... pronto, agora acho que estraguei tudo  Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin
Registado

Miguel Martin
Newbie
*

« Responder #11 em: Novembro 12, 2012, 22:13:23 »

Só fazes asneiras tu........ Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin
Registado

tiago.rodrigues
Hero Member

« Responder #12 em: Novembro 13, 2012, 12:26:52 »

Só não gostei da parte da instalação para o RBR.

Luis, o FFB funciona bem no jogo, ou nem por isso? Aguenta aquelas tareias tipo Paulo Franco a comer o volante ás dentadas??

Toz, oferece um volante desses ao teu filho. Depois disso ainda levas 1s/volta dele Lingua
Registado

Helder Dias
Full Member

capture_2010-05-14_00-32-50.JPG

« Responder #13 em: Novembro 13, 2012, 13:29:57 »

Só não gostei da parte da instalação para o RBR.

Luis, o FFB funciona bem no jogo, ou nem por isso? Aguenta aquelas tareias tipo Paulo Franco a comer o volante ás dentadas??

Toz, oferece um volante desses ao teu filho. Depois disso ainda levas 1s/volta dele Lingua

Que( BIOLENCIA) Contente
Registado
toz
Sr. Member

« Responder #14 em: Novembro 13, 2012, 15:05:58 »

Obrigado Martin pelas dicas..

Tiago Estou a pensar em oferecer um ao meu filho e depois fazer uma troca com ele... empresto-lhe o telemovel para ele jogar o angry birds e e o bad piggies e ele empresta-me o CSW... assim talvez consiga enganar a tótó da da mãe dele....

Cabecinha pensadora!!!!!!!!! Lingua
Registado

Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: