Desta vez em plena serra Algarvia, em troços utilizados pelo Rally de Portugal viemos encontrar a mais badalada equipa de rallys em Portugal, a ASP Motorsport.
Com um aparato nunca visto em Portugal para um teste, desde dezenas de engenheiras das mais variadas nacionalidades até 3 motorhomes passando por zonas de merchandising, parque infantil e três helicópteros foi assim que se passaram os 2 dias de testes.
Com o objectivo de testar novas afinações e soluções para o campeonato que se está a aproximar mas também de conviver com os seus fãs, a ASP Motorsport dedicou o dia antes dos testes a acções de marketing mas também de convívio com os menos afortunados e ao final do dia houve um jogo de futebol entre os vários jornalistas de orgãos de comunicação mundial e os elementos da ASP Motorsport.
Seguem extractos em primeira mão da entrevista mais extensa que irá para as bancas num caderno especial junto com o Jornal Expresso neste fim de semana.
- Temos aqui Marineide da Conceição uma das chefes de engenheiras da ASP Motorsport e vamos-lhe fazer umas perguntas mais técnicas sobre os teste que irão decorrer nos próximos dois dias. Marineide, que novidades vamos ter nestes testes?
-
Bem, para já o que salta à vista são as novas indumentárias da equipa. Como pode ver adoptamos o bodypainting como farda oficial. Teremos também uma área de massagens para a equipa e patrocinadores/convidados e claro muita caipirinha!!
- Folgo em saber, mas em relação a aspectos mais técnicos o que me pode desvendar sobre o Subaru N14?
-
Oi? Subaru? Hein? Num tou intendendu... Abéu, Morzinho vem aqui pode ser?...
- Boa tarde. Parabéns antes de mais. Novidades em relação a estes testes? O que nos pode desvendar?
-
Boa tarde... Não sei se a Marineide já falou do bodypainting...- Já...
-
Então iremos testar pneumáticos e afinações gerais. Tivemos uma proposta de uma empresa de pneus e vamos testar com eles.- E que empresa é essa?
-
A HangCock. Eles estão a investir com força e em grande nos rallys e as nossas engenheiras gostam imenso de Hangcock...- Veio à pouco tempo do Brasil onde foi em trabalho. A viagem foi proveitosa?
-
Sim, muito estivemos com o Daniel Oliveira- O nosso colega da SIC?
-
Não... O piloto brasileiro! Estivemos a fazer entrevistas a engenheiras e fizemos um pequenos teste. Foi muito proveitoso e contratamos a Marineide- Sim, muito proveitoso. E em relação à viatura com que vão correr? Já têm tudo pronto?
-
Sim, basicamente temos os setups básicos e estamos a instalar os nitros porque estivemos a ler o regulamento e em nada impede a sua utilização. Estamos também a finalizar a instalação do teclado em vez do volante.- Não vai correr com volante?? Mas assim não será muito mais dificil para si?
-
Evidente! Na minha opinião quem corre com volante são meninos... - Uma afirmação um pouco incendiária...
-
Não. É uma constatação. Pergunte a quem quiser o que prefere: Volante ou teclas. Todos irão responder volante. Volte a perguntar porquê e as respostas serão que com teclas é muito difícil. Ora se usam volante por ser mais fácil é porque não têm cojones! Corro desde os tempos do Nigel Mansell para spectrum e sempre corri de teclas! Se eu corresse com volante e ficasse atrás de um gajo que corresse de teclas dava um tiro na cabeça!- Estas suas declarações vão-lhe criar algumas inimizades!
-
Não creio. É a verdade e eles sabem-no. É também uma forma de pressão sobre os meus adversários claro! Sei que sou o melhor mas é bom colocar-lhes mais um pouco de pressão!- Mudando de assunto, consta-se que recebeu uma oferta de elevado montante para correr pela MR Corse. Quer comentar?
-
Creio que é do conhecimento publico a minha relação de grande amizade com os elementos da MR Corse e de facto existiu um convite que me deixou muito orgulhoso mas que devido ao meu projecto já estar encaminhado tive que recusar. Mas espero que a MR Corse consiga atingir os seus objectivos que é ficar em segundo no campeonato atrás de mim.- A ASP Motorsport irá inscrever mais carros?
-
Temos tudo pronto para isso. Estamos à espera de ser contactados pelos interessados para depois analisarmos as contrapartidas. Se nos interessarem daremos todo o apoio possível.- Quais os próximos passos da ASP Motorsport?
-
Em principio até ao inicio da competição faremos um teste fora de Portugal pois queremos testar com um pouco mais de calma e sossego. Todos nós adoramos os nossos fãs, mas deve imaginar que ter adolescentes 24h a gritar o nosso nome é cansativo...Não perca o caderno extra com o seu jornal Expresso este fim de semana.
Algumas fotos dos testes:
Marineide...
Dois convidados da HangCock