Em jeito de balanço, venho aqui falar de como correu este campeonato.
Sinceramente, não esperava andar top 10 ou em luta por um lugar por aí, pois o plantel tinha nomes sonantes do simracing que já conhecia de outras paragens. Gostei imenso do carro e de algumas lutas que tive em pista. Só foi pena é ter sido obrigado a desistir por 3 vezes por cenas alheias: dois acidentes em que fui vítima e um crash marado numa prova em que ia pontuar imenso. Por isso, podia ter-me dado por contente com alguns resultados, mas no fim fiquei com algum amargo de boca pois afinal podia ter corrido muito melhor em termos de classificação geral.
Por equipas, a coisa também podia ter corrido melhor. O Rui e o Mário foram obrigados a abandonar por motivos alheios ao Sim Racing, e eu e o Tiago andámos a degladiar-nos pelo pódio até à última corrida, em que ambos desistimos por falhas externas. Lá está, mais uma frustração, apesar de o 5º lugar da nossa dupla ser muito meritório e saboroso.
Pontos positivos do campeonato:
- Grelha muito competitiva;
- Boa onda geral do pessoal, sempre na galhofa no TS;
- As transmissões do Luis, que respeito muito por ter um trabalho ingrato e de extrema dificuldade em acompanhar tudo o que se passa;
- A escolha de traçados, que proporcionaram variedade nos desafios que nos foram impostos e que nos levou a pistas novas e míticas.
- O Fórmula V8 3.5 é um Animal que dá um gozo imenso.
Pontos negativos do campeonato:
- Algum excesso de agressividade de alguns pilotos, que ainda não interiorizaram que correr em fórmulas exige uma abordagem nas lutas completamente diferente dos turismos e dos GT's;
- Houve alguma benevolência nas análises a incidentes do CAD, que também contribuiram para que essa agressividade anteriormente mencionada não fosse mitgada ou pelo menos atenuada;
- Acho que ficou provado que a pista de Hungaroring tinha um problema qualquer. O mass disconnect e os problemas com que várias pessoas se depararam nas duas corridas aí realizadas não podem coincidência, pois os problemas em outras pistas foram muito mais exporádicos, e envolveram muito menos gente.
- Os acontecimentos da última prova. O campeonato não "merecia" terminar assim, com os actos de alguns pilotos e a discussão que se sucedeu.
- O facto de o Toz Almeida já não usar o caixote na cabeça é uma situação imperdoável e desrespeitosa para qualquer amante do Sim Racing. O que o safa é haver o Luso...
É este o meu balanço do primeiro campeonato na R4, provavelmente o primeiro de muitos outros.
Mais uma vez parabéns ao André Araújo, ao Rafael Lobato e ao Beto Belo, à Red Line Riders e à Morabia Rebellion, à organização por nos ter proporcionado este divertimento desde Julho, e a todos quantos participaram.
Até à próxima.