Salve amigos d'além mar!
Se me permitem uma opinião sobre os rallys "às cegas", aí vai: penso que há pressão de qualquer forma (às cegas ou às claras), independente de se entrar primeiro ou por último na pista.
Correndo às claras, quem entra primeiro não faz idéia do quão bem os demais irão andar e sequer se eles irão cometer erros ou não; portanto terá sempre a pressão de andar no seu limite do começo ao fim, fazendo o melhor que pode. E ainda terá o consolo de que, mesmo errando, os que vierem após também poderão errar.
E se entrar por último (ou após vários pilotos já terem corrido), também sofre a pressão de ter que fazer sem erros aquilo que os demais já fizeram, principalmente se algum piloto que correu antes fez bons tempos e não cometeu erros. E nesse caso a pressão é total, pois o piloto sabe que se cometer um erro qualquer ele perderá, não há esperança alguma que possa consolá-lo.
Portanto, em qualquer que seja a situação - correndo às cegas ou às claras, entrando primeiro ou por último na pista - sempre será necessário andar sem erros e fazer o melhor que se pode... a menos que se entre por último sabendo de antemão que todos os demais pilotos tenham ido mal, pois nesse caso seria possível administrar um pouco o ritmo para não assumir riscos desnecessários... mas num campeonato com mais de 50 pilotos é raríssimo isso ocorrer (todos andarem mal) e nunca é demais lembrar que andar abaixo do ritmo de corrida para "administrar" o resultado pode desconcentrar e levar a acidentes também.
Por isto que vos digo que esperar os demais correrem primeiro é uma faca de dois gumes: se vários antes de ti tiverem andado muito forte, daí terás toda a pressão do mundo em tuas costas por saber de antemão que não pode em hipótese alguma cometer erros.
No momento tenho corrido dois campeonatos, este aqui e o WROC. Este aqui tem resultados "abertos", e no WROC são resultados secretos (sequer há parciais dos demais pilotos). Confesso que tenho encarado ambos da mesma forma, ou seja: busco andar no meu limite sem contudo assumir riscos, pois o essencial em qualquer rally é antes de tudo chegar ao final. Não adianta ir vencendo todas as PECs com folga e na última se acidentar, ainda mais quando não houver regra de "super rally" nela pois teu resultado nesse caso será o mesmo daquele que bateu na primeira curva da primeira PEC, ou seja: DNQ.
E se corro quase sempre próximo do fechamento, é pelo simples motivo que odeio cruzar uma linha de chegada sem saber de fato minha colocação. Fazendo uma analogia, seria como um time de futebol marcar um gol e o juiz do jogo falasse: "amanhã por volta das 20 horas irei lhes dizer se este gol foi válido"...
Falando honestamente, acho que a pressão deve partir sempre de si próprio e nunca dos demais. Não é pelos teus adversários andarem menos que irás também diminuir o ritmo, assim como não é por eles andarem mais que vais tentar andar além do que é capaz ou do que tenha treinado, pois "
quando a hora da competir chega, a hora de se preparar já passou". (frase estampada no complexo aquático da universidade de Michigan).
Se tratando de rallys, sempre haverão pilotos mais lentos e mais rápidos que nós, então a "fórmula" para alcançar a vitória é procurar fazer valer tua velocidade sobre os mais lentos, e tua regularidade sobre os mais velozes. O meio de conseguir isto é respeitar teu ritmo - não andar nem a mais e nem a menos que ele, buscando o prazer em pilotar sem cometer erros.
Enfim, eis minha opinião.
Abraços, e bons rallys a todos